Topo

Testemunha ligada a Perillo apresenta novo atestado para não comparecer à CPI nesta quarta

Camila Campanerut<br> Do UOL, em Brasília

26/06/2012 18h09Atualizada em 26/06/2012 20h26

Dos três depoentes convidados para falar nesta quarta-feira (26) à CPI do Cachoeira, um deles deve não comparecer. Na tarde desta terça-feira (25), o presidente da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras), Jayme Rincón, encaminhou por meio de seus advogados um documento à CPI pedindo que o depoimento dele seja novamente adiado.

O documento é o segundo do mesmo tipo enviado por Rincón. Em 28 de maio, ele encaminhou outra petição à comissão informando que por problemas de saúde pedia para se ausentar da reunião do dia seguinte.

O novo pedido informa que Rincón “se submeterá nas próximas semanas a exames pré-operatórios bem como a própria operação que a eles seguirá, que lhe impedem de estar disponível para comparecer perante essa relevante comissão”. O documento é assinado pelos advogados dele, Romero Ferrari Filho e Pedro Paulo Guerra de Medeiroe foi  anexado a um atestado do chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Santa Mônica, de Goiás, Francisco Azeredo Bastos.

De acordo com o médico, caso as recomendações não sejam seguidas o paciente “terá os riscos de uma potencial rotura de aneurisma e consequente hemorragia cerebral pontencializados". “Como sabemos, isto é corroborada pela liturgia mundial uma rotura de aneurisma tem altíssimas taxas de mortalidade e morbidade (sequelas graves)”, alegou o médico no atestado.

Tesoureiro da campanha de Perillo, Rincón foi citado em ligações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal nas quais elemostram que ele teria recebido  R$ 600 mil do grupo de Cachoeira por meio da conta da empresa Rental Frota Ltda., a qual tem 33% de participação.

O presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai ler o atestado médico de Rincón na próxima reunião de amanhã e colocá-lo no "fim da fila" para depor na CPI -- a comissão ainda tem mais quatro meses de atividade, mas pode ser prorrogada.

Segundo uma fonte da comissão, o presidente cogita chamar uma junta médica para avaliar clinicamente Jayme Rincón, já que é a segunda vez que apresenta um atestado.

Nesta quarta-feira (27), a CPI ouve mais duas pessoas ligadas ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). A reunião está marcada para 10h15 no Senado.

São elas o jornalista Luiz Carlos Bordoni, que acusou o governador de pagar gastos de campanha com dinheiro de Cachoeira e a ex-chefe de gabinete de Perillo, Eliane Pinheiro, suspeita de repassar informações policiais a Cachoeira.