Topo

Em carta ao PMDB, Lula relembra peemedebistas históricos, mas não cita 2014

Marina Motomura

Do UOL, em Brasília

02/03/2013 11h18Atualizada em 02/03/2013 14h19

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta para ser lida pelo presidente do PT, Rui Falcão, na Convenção Nacional do PMDB, que ocorre neste sábado (2) em Brasília.

Na mensagem, Lula relembra peemedebistas históricos e diz que o PMDB e o PT são aliados, mas não citou as eleições de 2014. "Muitas vezes estivemos juntos, outras não. Mas sempre nos respeitamos", disse Lula na missiva.

Antes de ler a carta de Lula, o presidente Rui Falcão disse que "a militância está tão animada que até parece uma convenção do Partido dos Trabalhadores". A militância do PMDB não gostou do comentário.

Entre os nomes históricos do PMDB, Lula citou Ulysses GUimarães, Barbosa Lima Sobrinho, Márcio Moreira Alves, Mário Covas, Miguel Arraes, Teotônio Villela e Dante de Oliveira.
"Um partido que ostenta esse leque de históricos dirigentes é um partido destinado a muitas outras vitórias", elogiou.

Sobre a aliança entre PT e PMDB, Lula disse que a coalizão começou em 2006.  "A partir de 2006 consolidamos uma sólida coalizão de governo", afirmou, referindo-se às alianças firmadas em seu segundo mandato como presidente.

"O PT, o PMDB e os demais partidos aliados têm promovido uma verdadeira revolução democrática em nosso país", afirmou Lula na carta.

"Somamos esforços para resgatar a soberania nacional, preservando a identidade de cada um de nossos partidos, fomos capazes de construir uma aliança programática e política"

"No meu governo, o PMDB deu uma contribuição fundamental. No governo da presidente Dilma, estreitamos ainda mais as nossas relações", relembrou Lula.