Violência no Rio

Sob intervenção, Rio tem dia violento com PM morto e tiroteios

  • PABLO JACOB/Agência O Globo

    21.fev.2018 - Militares dão apoio a varredura em presídio em Japeri, na baixada

    21.fev.2018 - Militares dão apoio a varredura em presídio em Japeri, na baixada

O Rio de Janeiro enfrentou na manhã desta quarta-feira (21) vários incidentes de violência, incluindo a morte de mais um policial militar, o 20º agente de segurança morto este ano, segundo autoridades.

Embora a intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio esteja vigorando desde sexta-feira (16), o interventor, general Walter Braga Netto, ainda não anunciou medidas específicas.

Na manhã de hoje, um PM foi morto a tiros em Jacarepaguá, zona oeste, após reagir a uma tentativa de assalto, um tiroteio durante roubo no bairro de Botafogo, zona sul, terminou com ao menos cinco feridos, e dois mototaxistas morreram em uma comunidade na zona oeste da cidade. Além disso, uma autoestrada foi fechada várias vezes devido a tiroteios entre policiais e traficantes na zona norte.

Ainda no âmbito do decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) em 2017, agentes da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) com apoio de militares das Forças Armadas fizeram uma varredura em um cadeia pública na Baixada Fluminense onde houve um motim no último domingo (18).

Moradores do Rio opinam sobre intervenção federal

"O que está ocorrendo mostra o tamanho do desafio que as Forças Armadas vão ter no Rio nessa intervenção", disse à "Reuters" o ex-subcomandante do Bope Paulo Storani.

"Não se resolve um problema de décadas em dez meses, mas, já que o governo federal decidiu entrar em campo, o que se espera é que ao final desses meses os militares tenham um diagnóstico e apresentem soluções e caminhos ao novo governo [estadual] que virá em 2019", acrescentou.

Nesta quarta, ainda será sepultado um sargento do Exército que morreu numa ação criminosa na véspera em Campo Grande, na zona oeste da cidade.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos