Topo

Criminosos voltam a instalar barricadas retiradas pelas Forças Armadas em favela

A avenida Marrocos, na Vila Kennedy, amanheceu com novo bloqueio nesta segunda (5) - Reprodução/TV Globo
A avenida Marrocos, na Vila Kennedy, amanheceu com novo bloqueio nesta segunda (5) Imagem: Reprodução/TV Globo

Marina Lang

Colaboração para o UOL, no Rio

05/03/2018 10h28

Criminosos voltaram a levantar barricadas para bloquear ruas na favela Vila Kennedy, em Bangu, zona oeste do Rio. A ação ocorreu após a realização de três operações das Forças Armadas que, entre outras coisas, retiraram cerca de cem obstáculos.

A última ação correu no sábado (3), quando as Forças Armadas removeram 16 tipos de barreiras e obstáculos feitos por criminosos, cujo objetivo era impedir o trânsito no interior da comunidade.

Imagens aéreas veiculadas pela TV Globo e pela Rede Record na manhã desta segunda-feira (5) mostram que há vias bloqueadas novamente. A avenida Marrocos, uma das principais vias do bairro, já apresenta bloqueio.

Não se sabe exatamente quando os criminosos ergueram as novas barricadas.

No sábado (3), as Forças Armadas removeram 16 tipos de barreiras e obstáculos - Brenno Carvalho/Agência O Globo - Brenno Carvalho/Agência O Globo
No sábado (3), as Forças Armadas removeram 16 tipos de barreiras e obstáculos
Imagem: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Procurado sobre o retorno das barricadas, o porta-voz das operações do GIF (Gabinete da Intervenção Federal), coronel Carlos Cinelli, informou que “os dados já estão sendo analisados pela inteligência do Comando Conjunto e da Secretaria de Segurança, e serão submetidos ao Gabinete de Intervenção Federal”.

Três operações em menos de duas semanas

Antes da operação do último fim de semana, outras duas ações já tinham sido realizadas na comunidade.

A primeira ocorreu no dia 23 de fevereiro quando os moradores da comunidade tiveram seus documentos de identidade fotografados e cadastrados pelas forças de segurança.

Os agentes fizeram a verificação de antecedentes criminais e tiraram fotos dos moradores.

No dia 26, as Forças Armadas voltaram ao local em nova operação, desta vez, para destruir barricadas feitas por traficantes.

Intervenção

Desde 2016, o Rio sofre com uma profunda crise econômica e política que castiga todas as áreas do Estado, inclusive a da segurança.

O governo fluminense conta com o auxílio das Forças Armadas, por meio da GLO (Garantia de Lei e Ordem) desde julho do ano passado na tentativa de contornar a criminalidade.

Em 16 de fevereiro, o presidente Michel Temer (MDB) decretou, em conjunto com o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (MDB), a intervenção federal sob comando do general do Exército Walter Souza Braga Netto.