Topo

Corpo de suspeito do atentado de Boston é enterrado nos EUA

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 11h41Atualizada em 09/05/2013 15h45

O corpo de Tamerlan Tsarnaev, um dos suspeitos de ser autor do atentado que matou três pessoas e feriu mais de 250 durante a Maratona de Boston, no último dia 15 de abril, foi enterrado nesta quinta-feira (9), informou a polícia do Estado de Massachusetts (EUA).

Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston

  • Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev (à dir.),19, preso pela polícia, e Tamerlan Tsarnaev, 26, morto após tiroteio. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

O local, não revelado pelos policiais, foi aprovado pelo tio do suspeito, Ruslan Tsarni, que representou a família de Tsarnaev. Vários cemitérios de Massachusetts se recusaram a fazer o funeral do suspeito, morto em um confronto com a polícia em 19 de abril.

A polícia apenas confirmou que o corpo de Tsarnaev deixou a funerária durante a madrugada e foi sepultado fora da cidade de Worcester, onde o suspeito vivia.

O outro suspeito do atentado, o irmão de Tsarnaev, Dzhokhar, permanece preso em uma penitenciária médica em Massachusetts.

Dificuldade para enterrar

A família de Tamerlan Tsarnaev estava com dificuldades para encontrar um local para enterrar o corpo dele, já que vários cemitérios de Massachusetts se recusaram a aceitá-lo.

Parentes quereriam que Tsarnaev fosse enterrado na região, mas diversos cemitérios de Massachusetts rejeitaram o sepultamento.

De acordo com os princípios da religião muçulmana, o corpo não pode ser cremado, procedimento adotado no caso de criminosos notórios, como o responsável pelo atentado de Oklahoma City, Timothy McVeigh.

"A situação como um todo não tem precedentes", disse um porta-voz da associação que congrega dirigentes de serviços funerários, David Walkinshaw. O Estado de Massachusetts não possui cemitérios próprios, explicou ele, e o governo federal somente possui áreas para sepultamento de veteranos de guerra, o que exclui Tsarnaev.

Antes do enterro, nesta quinta, o corpo de Tsarnaev estava na casa funerária Graham Putnam & Mahoney Funeral Parlors, em Worcester, na semana passada, depois de permanecer mais de uma semana sob exames de especialistas em Boston.

O proprietário da casa funerária, Peter Stefan, que também preside um conselho encarregado de supervisionar serviços funerários e de embalsamamento em Massachusetts, tem sido alvo de protestos, mas argumenta que tem a obrigação de aceitar os restos mortais de Tsarnaev. (Com agências internacionais)