Topo

Exército entregará 100 fuzis semelhantes ao AR-15 para polícias do Rio

Fuzis T4 semelhantes ao AR-15 doados ao Exército e repassados à polícia do Rio - Luis Kawaguti/ UOL
Fuzis T4 semelhantes ao AR-15 doados ao Exército e repassados à polícia do Rio Imagem: Luis Kawaguti/ UOL

Luis Kawaguti

Do UOL, no Rio

20/03/2018 19h57

O Exército recebeu uma doação de cem fuzis novos e munições de uma fabricante nacional de armamentos e os entregará a forças das polícias e à Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro. Os fuzis são de modelo semelhante ao americano AR-15, utilizados por forças especiais em combates urbanos.

O valor total da doação é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, segundo representante de uma das empresas doadoras. Em cerimônia rápida na tarde desta terça-feira (20), exemplares do armamento foram entregues ao general interventor Walter Braga Netto.

O fornecimento de armas novas para as forças de segurança do Rio é uma das prioridades da equipe de intervenção federal, ao lado do aumento do número de carros de polícia e pagamento de salários, segundo afirmou hoje o general Mauro Sinott, chefe do Gabinete de Intervenção Federal.

Os interventores se concentram em recuperar a capacidade de ação das polícias, aumentando seu efetivo nas ruas e fornecendo equipamentos. Dessa forma, eles pretendem reforçar o patrulhamento ostensivo e, aos poucos, ir aumentando a sensação de segurança no Estado, segundo fontes ligadas à intervenção.

O fuzil doado é de modelo T4, uma versão feita no Brasil do fuzil M4, cuja versão civil fabricada é chamada de AR-15.

A arma foi criada dos anos 1960 e se popularizou ao ser produzida pela Colt americana. Ela é da mesma família do fuzil M16, usado na guerra do Vietnã. Hoje versões semelhantes são usadas pelos fuzileiros navais, polícias e, em alguns casos, forças especiais.

A arma usa munição de calibre 5,56 e pode atingir alvos até uma distância de 150 metros. Por ser compacta, é ideal para combate em ambientes confinados, como os de favela.

Fuzis doados ao Exército serão repassados às polícias - Luis Kawaguti/UOL - Luis Kawaguti/UOL
20.mar.2018 - O general Braga Netto (ao centro) anunciou o repasse dos fuzis às polícias
Imagem: Luis Kawaguti/UOL

Trata-se de uma arma leve de um calibre menor que os fuzis FAL 7,62 normalmente usados pela polícia do Rio e pelo Exército. O T4 tem cerca de 3 kg e seus disparos são menos letais que os de calibre 5,56.

Por usar projéteis mais leves, policiais e militares podem carregar maior quantidade de munição desse tipo nas missões.

A empresa que fabrica munições no Brasil doou 100 mil munições que podem ser usadas nessas armas. Para se ter ideia, esse tipo de arma (porém feita por outro fabricante) foi usada na missão de paz do Haiti. Em uma única operação militar em favela chegava-se a gastar cerca de 30 mil munições --mas esse número é muito variável e seria difícil calcular em quanto tempo essas munições seriam consumidas em operações de segurança no Rio.

A empresa doadora dos fuzis disse que oferece garantia de qualidade do armamento e substituirá armas que eventualmente apresentem problemas.