Candidato quer agência metropolitana para integrar região de Ribeirão Preto
O candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) André Trindade (União) cobrou do governo do estado a instalação de uma agência metropolitana para que os 34 municípios da região possam discutir de forma integrada as questões relacionadas ao meio ambiente, como as recentes queimadas que há semanas sufocam a população. Ele participou da sabatina promovida pelo UOL/Folha de S.Paulo, exibida nesta sexta-feira (13).
O que aconteceu
Trindade afirmou que "muito precisa ser esclarecido sobre os incêndios que assolaram a região recentemente". E cobrou uma atitude do governo do estado, comandado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Precisamos de uma força-tarefa. Vamos articular com o governo do estado, o terceiro setor e a iniciativa privada
André Trindade, em sabatina promovida pelo UOL/Folha
O candidato disse que a Defesa Civil da cidade está preparada para lidar com os incêndios, considerada a capital paulista do agronegócio, sobretudo por causa da cana-de-açúcar. Defendeu, no entanto, que seja instalada uma agência metropolitana na região para discutir as questões ambientais, já que os problemas são compartilhados por municípios do entorno.
Os problemas de Ribeirão são problemas da região, e carece a instalação de uma agência metropolitana. Desde 2015, nós somos região metropolitana. Participei, como presidente do Parlamento, e cobrei muito o governo do estado para que implante aqui uma agência metropolitana, mas com orçamento. Porque só discussão é discurso político. Política pública se faz com orçamento. E em outras questões --de aterro sanitário, transporte, comunicação--, a agência metropolitana seria muito bem-vinda
André Trindade, em sabatina promovida pelo UOL/Folha
Trindade é apoiado pelo atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), que não pode se candidatar porque está em seu segundo mandato. Ele afirmou que seu nome é consenso para preencher uma lacuna no campo da direita na cidade, dando continuidade ao governo.
Ele defendeu o legado de Nogueira, avaliado positivamente por 33% da população, segundo pesquisa Quaest divulgada em 17 de agosto. O atual governo é regular para 33% e ruim para 30%.
Nós vamos dar continuidade ao legado de Duarte Nogueira. Ele encontrou uma terra arrasada, uma cidade endividada, com escândalos de corrupção, e colocou a cidade no caminho certo
André Trindade, em sabatina promovida pelo UOL/Folha
Dentre as políticas da atual gestão defendidas por Trindade, estão obras de mobilidade urbana e investimentos em obras antienchente. "Ribeirão não tem sofrido com isso. Está tudo sob controle", disse.
Ele também citou os corredores de ônibus e a troca da frota de ônibus. O transtorno com as obras é alvo de reclamações de comerciantes e moradores, sobretudo na região central de Ribeirão. "Não tem como fazer omelete sem quebrar o ovo. É claro que vai ter algum tipo de transtorno, mas isso tudo já está sendo resolvido", afirmou.
Questionado sobre as políticas de transporte público, Trindade disse que o preço da passagem está há três anos sem reajuste, graças a subsídios da prefeitura. Ribeirão Preto tem a maior frota de veículos per capita do país.
O fato é que a cidade cresceu sem planejamento e sem um plano diretor. E estamos fazendo o que o mundo faz, que é investir em corredores de ônibus
André Trindade, em sabatina promovida pelo UOL/Folha
Saúde fiscal para garantir investimentos na saúde
Na saúde, principal alvo de reclamação da população, o candidato prometeu construir mais UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Ele negou que não tenha havido investimento na área e disse que o atual prefeito disponibilizou R$ 50 milhões, que correspondem a 29% do orçamento municipal, para a pasta. "Com esse investimento, vamos diminuir o prazo de espera para pequenas cirurgias, exames e consultas", disse.
É evidente que a saúde é um gargalo, principalmente em virtude dos efeitos climáticos. E só tem uma forma de desafogar: construindo mais Unidades de Pronto Atendimento, e é o que nós vamos fazer
André Trindade, em sabatina promovida pelo UOL/Folha
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberTrindade afirmou que a atual gestão destinou recursos para construir o maior Ama (Atendimento Médico Ambulatorial) do estado. Também citou três novas UPAs e um laboratório de especialidades médicas na zona norte da cidade.
Ainda na saúde, citou a contratação de mais de 900 médicos pela gestão Nogueira. "É evidente que eu vou contratar mais médicos, mas tem que ter saúde fiscal para investir", afirmou.
Indagado sobre os indicadores que apontam a cidade entre a com pior avaliação na educação, o candidato afirmou que 18 escolas foram construídas, todas com ar-condicionado. "Ribeirão Preto está passando por uma transformação. A pandemia também influenciou no mau desempenho escolar da cidade, mas tudo isso vai entrar nos eixos cada vez mais com a continuidade do governo de Duarte Nogueira", prometeu.
Trindade aparece em quarto lugar (5%) em pesquisa Quaest divulgada em 27 de agosto. Está empatado tecnicamente com Jorge Roque (PT), com 9%, e Marco Aurélio (Novo), com 6%. Ricardo Silva (PSD) lidera com 46% das intenções de voto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Empresário do setor de bebidas e alimentos, André Trindade foi eleito vereador de Ribeirão Preto em 2022. Antes, foi secretário de Esportes na gestão Nogueira, entre 2021 e 2022, e líder do governo na Câmara dos Vereadores entre 2017 e 2020. Técnico em processamento de dados, com ênfase em contabilidade e administração de empresas, atualmente é presidente do União Brasil municipal.
A jornalista Paola Rosa, da Folha, conduziu a sabatina, com a participação de Mariana Bomfim, editora do UOL, e Marcelo Toledo, repórter da Folha.
Sabatina em 18 cidades
O UOL e a Folha estão recebendo os principais candidatos à prefeitura de 18 cidades do país.
Em Ribeirão Preto, além de Trindade, Ricardo Silva (PSD) já foi sabatinado. Na segunda-feira (16), às 18h30, será a vez de Jorge Roque (PT).
Também já aconteceram as sabatinas de:
- Belo Horizonte: com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT);
- Salvador: com Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL);
- Porto Alegre: com Thiago Duarte (União Brasil) e Maria do Rosário (PT);
- Recife: com João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD);
- São Paulo: com Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB). A candidata Tabata Amaral foi sabatinada pelo UOL;
- Curitiba: Ney Leprevost (União), Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB).
- Fortaleza: José Sarto e Capitão Wagner (União Brasil)
- Maceió: Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade)
- Manaus: Marcelo Ramos (PT) e David Almeida (Avante);
- Santo André: Bete Siraque (PT), Luiz Zacarias (PL) e Gilvan Júnior (PSDB);
- Guarulhos: Lucas Sanches (PL), Elói Pieta (Solidariedade) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos);
- São Bernardo do Campo: Luiz Fernando Teixeira (PT), Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania).
- Osasco: Emídio Souza (PT) e Dr. Lindoso (Novo)
- Campinas: Pedro Tourinho (PT), Dario Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania).
Ainda acontecerão as sabatinas com candidatos de Sorocaba e São José dos Campos.
São Paulo
Na capital paulista, o UOL e a Folha iniciaram uma segunda rodada de sabatinas, para discutir temas que preocupam os eleitores da cidade.
Já foram entrevistados Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Altino Prazeres (PSTU), Ricardo Senese (UP), João Pimenta (PCO) e José Luiz Datena (PSDB). Em 18 de setembro, às 9h, a entrevista com Marina Helena (Novo) encerrará o ciclo.
Deixe seu comentário