Topo

Corpo de Bombeiros dá aval para liberar Sambódromo no Rio

A Unidos da Tijuca desfila na Marquês de Sapucaí em 2018 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
A Unidos da Tijuca desfila na Marquês de Sapucaí em 2018 Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

01/03/2019 17h14

Após vistoria realizada por ordem judicial, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro deu aval para a liberação do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Agora cabe à Justiça decidir se os desfiles das escolas de samba poderão acontecer a partir de hoje para as escolas de samba do grupo de acesso.

A corporação esclarece que entregará o laudo técnico às autoridades do Judiciário, adiantando que, no momento, não se opõe à realização do evento Corpo de Bombeiros em nota oficial.

Apesar do aval, a corporação identificou irregularidades. "Há pendência de documentação por parte do responsável legal da Sapucaí, como Anotações de Responsabilidade Técnica de instalações elétricas e estrutura (que são pareces de Engenharia e Arquitetura), por exemplo." 

Como ao Corpo de Bombeiros cabe apenas vistoriar a segurança contra incêndio e pânico, a autorização para o funcionamento do Sambódromo depende exclusivamente do Tribunal de Justiça do Rio, que pediu a interdição em resposta a um pedido do Ministério Público, que alegou falta de garantias de segurança. 

Na decisão de ontem, a Justiça pediu que, após o aval dos Bombeiros, um Termo de Responsabilidade fosse assinado pelos presidentes da Riotur e da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial), assegurando que o sambódromo "reúne condições de segurança suficientes a assegurar a vida e integridade física dos espectadores, jurados, trabalhadores e integrantes das escolas de samba".

Procurada pela reportagem, a Riotur informou que já recebeu o laudo dos Bombeiros e que, com a Liesa, assinou no início da noite de hoje o termo de compromisso exigido pela Justiça. A assessoria de imprensa não soube informar, no entanto, sobre o posicionamento do Tribunal de Justiça do Rio. Procurado, o TJ não se manifestou até o fechamento da reportagem. "Haverá Carnaval", garantiu a Riotur.

Em março do ano passado, os Bombeiros já haviam notificado a Riotur para cuidar da segurança contra incêndio e pânico. Para hoje, a corporação destacou para trabalhar no Sambódromo 200 militares, além de viaturas de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio.

MP pede interdição da Sapucaí na véspera do Carnaval

Band Notí­cias

CarnaUOL