Topo

"Abaixa que é Tiro", "Assunção": Foliões elegem hit do Carnaval de Salvador

Léo Santana comanda o trio durante o Arrastão, em Salvador, na Quarta-Feira de Cinzas - JC Pereira /  AgNews
Léo Santana comanda o trio durante o Arrastão, em Salvador, na Quarta-Feira de Cinzas Imagem: JC Pereira / AgNews

Felipe Pinheiro e Gilvan Marques

Do UOL, em Salvador

11/03/2019 12h17

Qual a música que dominou o Carnaval de Salvador em 2019? Os trios passam e os foliões vão atrás embalados pelos ritmos que sacodem a Bahia.

Mas será possível escolher uma canção que sintetiza toda a energia da terra de todos os santos nesta uma semana de puro fervo? A reportagem do UOL conversou com foliões do circuito Barra-Ondina para tentar responder a pergunta.

O cabeleireiro Leandro Santos, 24, e o operador de telemarketing Anderson Soares, 21, não hesitaram: "'Abaixa que é Tiro" é a mais tocada, é a melhor".

O educador físico Augusto Santana afirma que "Abaixa Que É Tiro" é a música mais tocada da capital baiana - Felipe Pinheiro/UOL - Felipe Pinheiro/UOL
O educador físico Augusto Santana afirma que "Abaixa Que É Tiro" é a música mais tocada da capital baiana
Imagem: Felipe Pinheiro/UOL
A música do Parangolé arrastou foliões que seguiam Anitta, Léo Santana e La Furia, por exemplo, e levou Neymar até o chão durante a passagem do jogador pela capital baiana. No que depender do educador físico Augusto Santana, 36, o grupo do single "Rebolation" é merecedor do título.

"Já estou acompanhando desde o início do verão. Todas as festas que estou é a música mais tocada", diz. Mas além das repetições, o que faz de uma canção um hit? "Precisa fazer o povo dançar", defende.

Pâmela Araújo, de 36 anos, disse ter se apaixonado por "Fabio Assunção", música lançada por La Furia e Bartz e que faz referência a Fabio Assunção e ao problema dele com dependência química. O ator fez acordo com os criadores e 100% dos valores arrecadados com a música serão doados para uma insituição beneficente em prol de dependentes químicos.

Foliões cantam o hit "Fábio Assunção" em Salvador; assista:

"Quando ouvi a música já pela primeira vez fiquei apaixonada. Eu acho que esse hit, além de ser bom demais, teve uma causa social por trás. Então o meu voto é para 'Assunção'", justificou a carioca, que está morando em Salvador.

Robson Oliveira, 36, discorda da namorada e também aposta em "Abaixa Que é Tiro". "Eu acho que é uma música na qual todos estão ouvindo e tocando no Carnaval", justifica Oliveira.

Acompanhada de uma amiga, Marcela Manfeld escolheu "Crush Blogueirinha", de Léo Santana, por causa da melodia. 

"Eu ouvi 'Abaixa Que é Tiro' ontem, a letra é fraca. Escutei 'Assunção' e também não achei legal. Eu acho que 'Crush Blogueirinha' é o hit do Carnaval, este ano, por causa de sua melodia", avaliou Marcela.

Para o diretor de arte Mauro Braga o grande hit do Carnaval de Salvador é "Teleguiado", de Ivete Sangalo - Felipe Pinheiro/UOL - Felipe Pinheiro/UOL
Para o diretor de arte Mauro Braga o grande hit do Carnaval de Salvador é "Teleguiado", de Ivete Sangalo
Imagem: Felipe Pinheiro/UOL
Outras canções que também contagiaram os foliões foram "Jenifer", de Gabriel Diniz, "Parado no Bailão", dos MCs L da Vinte e Gury, "Teleguiado", de Ivete Sangalo, e "Proibido o Carnaval", de Daniela Mercury

O diretor de arte Mauro Braga, 38, é um dos que citou o novo hit de Ivete, que neste ano foi ovacionada por retornar ao Carnaval depois de ter as filhas gêmeas, Marina e Helena. A música, inclusive, ganhou o troféu Band Folia de hit do ano.

"'Teleguiado' é mais carnavalesca. O arranjo e o ritmo me lembram uma música do Chiclete com Banana. Tem pegada do povo. É a que eu mais gosto de dançar na avenida", afirmou ele. 

Os foliões Leandro Santos e Anderson Soares se divertem no camarote Expresso 2222 em Salvador - Felipe Pinheiro/UOL - Felipe Pinheiro/UOL
Os foliões Leandro Santos e Anderson Soares se divertem no camarote Expresso 2222 em Salvador
Imagem: Felipe Pinheiro/UOL
 

"Ela é put..."

Nas esquinas e ruas do lado de fora dos circuitos principais de Barra-Ondina e Campo Grande, uma das canções mais ouvidas pela reportagem foi "Viajo Nela". 

A mistura de lambada com funk do LambaSaia, grupo de Feira de Santana, no interior da Bahia, é o hit que mais empolgou os foliões deste Carnaval na opinião do motorista de táxi Jorge Roberto, 54.

"Essa música tá um negócio sério! Todo passageiro entra no carro cantando. O negócio fica no ouvido o tempo todo", afirmou ele sobre o refrão chiclete "estou gostando de uma prostituta / ela é linda, ela é put... / Tô de rolê com a prostituta. Que gata, ai que put...!". 

Salvador