Topo

Ataque israelense destrói única usina de energia de Gaza

Bombeiro tenta apagar fogo no depósito de combustível de usina de energia de Gaza - Mahmud Hams/AFP
Bombeiro tenta apagar fogo no depósito de combustível de usina de energia de Gaza Imagem: Mahmud Hams/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 09h34Atualizada em 29/07/2014 10h13

O depósito de combustível da única usina de energia da faixa de Gaza foi atingido nesta terça-feira (29) por disparos do Exército israelense, interrompendo o suprimento de eletricidade para a Cidade de Gaza e várias outras partes do enclave palestino de 1,8 milhão de habitantes.

Uma grossa coluna de fumaça emergia das instalações, que suprem dois terços das necessidades de energia do território, e os contêineres de combustível estavam em chamas.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

"A usina de energia se foi", disse seu diretor, Mohammed al-Sharif. Ele afirmou que a equipe local de combate a incêndios não tinha os equipamentos adequados para extinguir o fogo.

De acordo com o gerente geral da usina, Jamal Dersawi, a faixa de Gaza, que já sofre períodos de blecaute e tem suprimento limitado de eletricidade, apresentará falta de energia "maciça". "Isso afetará 1,8 milhão de pessoas de Rafah a Beit Hanoun."

O gerente ainda declarou que os funcionários da usina estão com medo de permanecer no local, devido à possibilidade de novos ataques. 

A usina já havia sido atingida na semana passada e operava com cerca de 20% de sua capacidade, o que garantia apenas algumas horas por dia de eletricidade para os moradores de Gaza.