Topo

Chuva em Petrópolis deixa 25 desalojados; Defesa Civil entra em alerta na região serrana do Rio

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2012 13h25

Pelo menos 25 pessoas ficaram desalojadas e uma família ficou desabrigada em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, devido à chuva e aos fortes ventos que causaram estragos na cidade no início da noite de terça-feira (23).

A possibilidade de chuvas na serra deixou em alerta as autoridades da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros dos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, colocando as cidades em estado de atenção, conforme dados do sistema de alerta de cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

A cidade de Petrópolis foi a mais atingida pela chuva, que começou às 17h e terminou por volta das 21h.

Segundo informou a Prefeitura de Petrópolis, a cidade registrou 29 ocorrências devido a quedas de árvores na rede elétrica e casas destelhadas. Os bairros mais atingidos foram Retiro, Itaipava, Valparaíso e Lopes Trovão. Em Itaipava, o telhado de uma loja foi arrancado e atingiu uma pessoa, que sofreu ferimentos leves.

Uma família ficou desabrigada no bairro Meio da Serra, na Estrada Serra Velha da Estrela, que liga ao município de Magé. Galhos e árvores ocuparam a pista após o vento forte.

No bairro Quitandinha foi onde mais choveu (23mm); já no Bingen, as chuvas atingiram a marca de 14 mm e, no centro, chegaram a 10mm.

Moradores de Teresópolis reparam danos causados pelas chuvas

O centro histórico de Petrópolis ficou com um trecho da rua do Imperador sem luz devido à queima de dois transformadores de energia elétrica. Os estabelecimentos ficaram cerca de uma hora e meia às escuras.

Teresópolis e Nova Frigburgo

Em Teresópolis, ocorreu apenas uma pancada de chuva no final da tarde e, segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, o 2º Tenente Francisco Cordeiro, há apenas um registro de uma casa destelhada no bairro do Caleme.

“Apesar da previsão de chuva moderada e forte, de todos os contatos que fizemos, não tivemos informes de nada grave. Caiu uma chuva rápida e tivemos um vento forte no final da tarde. As chuvas por aqui não são mais as mesmas, sempre estamos prontos para mobilizar nossos efetivos”, afirmou o subsecretário ao lembrar da tragédia na Região Serrana, em janeiro de 2011, que matou mais de 800 pessoas.

Na cidade de Nova Friburgo, o Corpo de Bombeiros informou que, apesar da previsão, não choveu.

Chuva até sexta-feira

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até sexta-feira (26) a previsão é de chuva e de temperaturas mínimas de 17 °C em Petrópolis. O dia deve ser nublado, com probabilidade de pancadas de chuva isoladas. A umidade relativa do ar é de 90%, com ocorrência de ventos fracos a moderados. Para a quinta-feira (15), a previsão é de chuva. O tempo só deve melhorar no sábado (27).

As cidades de Teresópolis e Nova Friburgo registram umidade relativa do ar de 87% e 84%, respectivamente, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.