Tabloide

Cientistas criam rato que gorjeia como um pássaro; que tal um Mickey com voz de Pato Donald?

Rato geneticamente modificado para piar como um pássaro é exposto em Osaka, Japão - AFP/Osaka University
Rato geneticamente modificado para piar como um pássaro é exposto em Osaka, Japão Imagem: AFP/Osaka University

Do UOL Tabloide

Em São Paulo

21/12/2010 16h35

Levemente adaptado da abertura do seriado do Superman:

- É um pássaro?

- Não sei, mas soa como um.

- É um... rato?

- Não sei, mas parece um!

Cientistas japoneses anunciaram nesta terça-feira a criação de um rato que pia como um pássaro, uma "evolução" produzida pela engenharia genética e com a qual esperam lançar novas luzes sobre as origens da linguagem humana.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka, no oeste do Japão, criou o animal, como parte do "Projeto Rato Evoluído", no qual os cientistas usam cobaias geneticamente modificadas propensas a mutações.

"As mutações são a força motriz da evolução. Cruzamos ratos geneticamente modificados por gerações para ver o que acontecia," disse à AFP o coordenador do estudo, Arikuni Uchimura.

"Verificamos os recém-nascidos um por um... Um dia encontramos o que chilreava como um pássaro", disse, esclarecendo que o "rato cantador" nasceu por acaso, mas esse traço será transmitido a futuras gerações.

Mickey Mouse
Levando-se em conta que os ratos mutantes piam mais ou menos forte quando colocados em ambientes diferentes, ou quando os machos se acasalam com as fêmeas, seus gorjeios "podem ser uma espécie de expressão de suas emoções ou condições físicas", explicou Uchimura.

A equipe descobriu que os ratos normais que cresceram com os cantadores emitiam menos ultrassons que outros, podendo indicar que os métodos de comunicação podem ser propagados no mesmo grupo como um dialeto.

"Sei que é uma possibilidade remota e muitos dirão que é 'absurda'... mas tenho a esperança de, um dia, criar um Mickey Mouse", concluiu brincando.

Aproveitando a ideia, o Editor do UOL Tabloide sugere: que tal um Mickey Mouse com voz de Pato Donald? Patópolis nunca mais seria a mesma...