Topo

Tabloide

Família desvenda mistério de mensagem em garrafa após 60 anos

Bilhete escrito a mão em um cardápio oferecido durante viagem de navio - Arquivo pessoal
Bilhete escrito a mão em um cardápio oferecido durante viagem de navio Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

23/02/2018 11h16

O mistério sobre uma garrafa com um bilhete dentro encontrada em uma praia australiana há 60 anos foi finalmente resolvido. Por todo esse tempo, a família de Jack Howlett quis saber quem foi o autor da mensagem, mas nunca conseguiu achá-lo. Somente agora, com a ajuda das redes sociais e da imprensa local, a história foi desvendada.

Segundo Kent Howlett, de Brisbane, na Austrália, seu pai, Jack, encontrou a garrafa que continha uma mensagem escrita à mão, em uma praia, na ilha de Frasr, há 60 anos. Na época, houve uma certa comoção para encontrar o autor do bilhete, que estava acompanhado de um cardápio de uma viagem realizada em 1935, do navio MV Wanganella, de Sydney para Auckland, na Nova Zelândia.

A garrafa foi atirada ao mar durante a viagem. Na mensagem, estava escrito o endereço de Robert Hare, na cidade de Ballarat. O bilhete estava assinado por Billy Hare. Jack passou um tempo procurando pelos Hare, mas descobriu que ninguém da família morava mais naquele endereço. Por isso, o bilhete ficou esquecido em uma gaveta durante anos.

Somente agora, Kent resolveu usar o poder das redes sociais para encontrar algum parente de Billy que ainda esteja vivo. A história foi parar na imprensa australiana e, após uma entrevista concedida na ABC Radio Brisbane, Lindy Hare, filha de Billy, encontrou em contato com Kent.

"Estamos organizando para nos encontrar e trocar histórias em breve. É muito legal, e estou tão satisfeito que conseguimos terminar uma história que começou há muito tempo", escreveu Kent em sua conta no Facebook.

Lindy contou que seu pai morreu em 2013, mas que ela ainda tem algumas fotos da viagem dele para a Nova Zelândia, quando decidiu arremessar a garrafa ao mar. Segundo a australiana, a aventura marcou a vida de Billy que, mais tarde, se tornou o primeiro professor de radiologia da Austrália, responsável por trazer ao país seus primeiros ultrassons, angiogramas e exames mamários.

"Foi adorável ter algo além do túmulo dele. Ele ficaria tão emocionado", disse Lindy à Australian Broadcasting Corp.

Kent disse que vai deixar Lindy decidir o que fazer com os documentos da garrafa quando eles se encontrarem pessoalmente no final deste mês, mas espera que o bilhete não vá parar no fundo de uma gaveta por outros 60 anos.

Tabloide