Topo

Tabloide

Bar belga abre guerra contra ladrões de copo e pede sapato como garantia

Dylan Martinez/Reuters
Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/03/2018 12h04

Muitos turistas visitam a Bélgica em busca das famosas cervejas fabricadas neste país europeu. Mas, para alguns deles, não basta apenas beber. Eles querem levar como lembrança o copo para casa. E isso (sinto lhe dizer caso você também já tenha feito) chama-se furto.

Entre as estratégias, há até bares que exigem o sapato como "garantia" dos copos. Claro que nem só a cerveja belga é de boa qualidade. Os copos, tulipas e taças também são bem caprichados. O que faz com que o turista adote as mais diversas táticas para levá-los embora sem que o garçom perceba.

O problema é que o furto de copos está causando muito prejuízo para os donos de bares na Bélgica. Em Bruges, o bar Bruges Beerwall, no centro turístico da cidade, decidiu adotar um sistema de alarmes de segurança para evitar o sumiço de copos.

“Perdemos cerca de 4.000 copos todos os anos. Por alguma razão, os turistas acham que como pagaram para beber algo, eles têm direito de levar o copo como presente”, disse Philip Maes, dono do bar, ao jornal inglês “The Guardian”.

Ele não pestanejou em gastar 4000 euros para instalar o sistema em todo seu bar. Além de evitar o furto de copos, o alarme também evita que os ladrões furtem cerveja da loja que fica ao lado do bar.

Na cidade de Gent, o bar Dulle Griet oferece 500 tipos diferentes de cervejas, mas para alguns clientes isso não é suficiente. Eles querem mesmo os copos. Por isso, o estabelecimento decidiu tomar uma atitude radical. Quem entra no bar precisa deixar os sapatos na porta, como uma espécie de “resgate”.

Tabloide