Topo

Tabloide

Bola de gelo cai de avião e intriga moradores na Índia após suspeita de ser fezes

Objeto, que pesa de 10 a 12 kg, caiu do céu e intriga autoridades da Índia - Divulgação
Objeto, que pesa de 10 a 12 kg, caiu do céu e intriga autoridades da Índia Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

22/01/2018 12h04

Um grande pedaço de gelo que caiu em um distrito da Índia intriga autoridades e gera polêmica entre moradores desde o último sábado (20). O objeto, que pesava de 10 a 12 kg, atingiu a vila de Fazilpur Badli, em Gurgaon. Especialistas suspeitam que o objeto não-identificado seja fezes congeladas, que caíram de algum avião.

Aeronaves costumam armazenar dejetos humanos em tanques especiais, que normalmente são descartados após o fim da viagem. Porém, autoridades internacionais em aviação afirmam ser possível que vazamentos ocorram durante o voo.

Segundo o oficial sênior Vivek Kalia informou à "BBC", uma amostra do objeto foi enviada para análise química, mas existe forte suspeita de que ele é, na verdade, fezes congeladas.

Leia mais

“Foi uma bola de gelo pesada que caiu do céu na manhã de sábado. Houve um grande barulho que fez as pessoas saírem de casa para ver o que estava acontecendo”, disse o homem. Segundo ele, moradores acreditaram ser um objeto extraterrestre, outros disseram ser algum tipo de rocha espacial e alguns até levaram pedaços para casa. O jornal local "The Times Of India" publicou que pessoas esconderam partes do objeto nas roupas e guardaram na geladeira de suas casas.

Um porta-voz do Departamento Meteorológico do país examinou uma amostra do objeto e afirmou que “definitivamente não se trata de fenômeno meteorológico”.

Não é a primeira vez que incidentes do tipo acontecem na Índia. Em janeiro de 2016, uma mulher sofreu ferimentos graves no ombro após ser atingida por uma pedra de gelo do tamanho de uma bola de futebol, que caiu do céu e atravessou o telhado de sua casa. A imprensa local afirmou que é possível ter sido vazamento sanitário de algum avião.

Em dezembro de 2016, um tribunal da Índia instituiu que companhias aéreas do país seriam multadas se houvesse vazamento de excrementos durante o voo.

Mas como acontece esse fenômeno?

Quando a saída dos vasos sanitários dos aviões excede a capacidade, os dejetos vazam. Devido às temperaturas abaixo de zero no exterior da aeronave, todo material líquido congela imediatamente. O pedaço de gelo então se desprende do avião, e ganha velocidade, caindo no solo.

De acordo com a Autoridade de Aviação Civil Britânica, 25 quedas de dejetos são registrados todos os anos nos 2,5 milhões de voos no espaço aéreo do Reino Unido.

Tabloide