Topo

Tabloide

Artista se vinga de homem que apagou sua obra e o coloca como pintura no mesmo local

Homem se prepara para apagar pintura do DS (à esq.) e vira tema do próprio artista no mesmo muro - Arquivo pessoal/ DS
Homem se prepara para apagar pintura do DS (à esq.) e vira tema do próprio artista no mesmo muro Imagem: Arquivo pessoal/ DS

Edilson Saçashima

Do UOL, em São Paulo

08/08/2013 10h04

O artista DS costuma usar os muros da cidade para pintar a sua obra. Muitas vezes, o trabalho não dura muito tempo e é removido. Mas desta vez foi um pouco diferente. Ele flagrou uma pessoa prestes a retirar a sua pintura da parede. Algumas horas depois, DS pintou uma nova obra no mesmo local, só que agora era a imagem daquele sujeito que removeu a sua pintura.

A obra removida de DS estava em uma parede de Essex Road, em Islington, Londres, e se chama "Bad Kitty", uma versão sadomasoquista do personagem Hello Kitty. A pintura, feita com a técnica do stencil, espécie de molde usado para aplicação de tinta, era a sua segunda peça sobre o tema e havia sido pintada na parede em maio deste ano. Agora, ela existe apenas em tela vendida pelo artista em seu site "DS Art"

  • DS

    Além da obra removida, "Bad Kitty" só existe em tela para venda no site do artista

"O que fez deste caso diferente foi fazer [a pintura] em um lugar grande e pintar uma peça apenas oito horas antes dela ser removida... Então a foto de um homem removendo a pintura foi uma clara inspiração para a próxima obra naquele local", disse DS em entrevista ao UOL por email.

Após "se vingar" do autor da remoção com sua imagem estampada na mesma parede, DS montou tocaia para ver a reação do homem retratado.

"Sabia que eles são rápidos em remover [a pintura], eu apostei que não seria diferente desta vez. Pedi um belo café da manhã no [bar] The Dinner do outro lado da rua e esperei", disse DS.

O homem retratado, cuja identidade ou função é desconhecida, apareceu algum tempo depois.

"Ele estava claramente confuso e provavelmente um pouco nervoso quando reconheceu o retrato, mas logo depois ele estava rindo e fazendo poses para fotos", disse DS.

As autoridades de Islington disseram que não tinham conhecimento sobre a pintura e que seus funcionários não foram os responsáveis pela remoção do trabalho da parede. "Há três razões que podem fazer com que nós retiremos um grafite: se ele é ofensivo, se ele está em uma propriedade pública ou se ele está em uma propriedade privada e o proprietário quer removê-lo", disse um porta-voz do conselho de Islington ao jornal britânico "Daily Mail".

A nova pintura, com o homem retratado, também já foi removida da parede, mas sobreviveu tempo suficiente para ser tema da imprensa britânica.

"Outras obras minhas foram removidas antes. Em julho, pintaram em cima de uma obra minha em Berlim. Mas isso é esperado, faz parte da natureza do jogo", disse DS.

Tabloide