Topo

Três Reis Momos comandarão o Carnaval de Salvador neste ano

André Luís Santos, o Dallas, foi o Rei Momo do Carnaval de Salvador em 2018 - Reprodução/Facebook
André Luís Santos, o Dallas, foi o Rei Momo do Carnaval de Salvador em 2018 Imagem: Reprodução/Facebook

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

15/01/2019 04h00

O Carnaval de Salvador terá, pela primeira vez, três Reis Momos a ocupar uma única corte. E com uma justificativa plausível para tanto: segundo a organização do evento, numa maratona de sete dias de folia, vai que o titular do trono precise se ausentar para um descanso?

"Essa questão do cansaço foi um dos fatores que nos levaram a idealizar esses novos postos. Trata-se de uma atividade muito longa, puxada, exaustiva, ou seja, a nossa maior preocupação é com o conforto do Rei Momo durante suas atividades. Uma pessoa que já tem um peso excessivo, naquele sobe e desce de trio, camarote e palco, com certeza, precisa de mais conforto", explica Reginaldo Santos, organizador do concurso.

De acordo com ele, os auxiliares atuarão como "guardiões". "No caso de um só Rei Momo, o cara está ali, tá com dor de barriga, numa situação difícil, e não tem quem o substitua. Quando é um cantor, o cara sai, e a banda segura a onda. Se acontecer com um Rei Momo, não dá", brinca.

As inscrições para o concurso começam nesta terça (15) e vão até 20 de janeiro, na sede do Comcar (Conselho Municipal do Carnaval), situada na Rua Humberto de Campos, no bairro da Graça.

Pré-requisitos  

Antes de preencher o formulário, porém, os interessados precisam estar atentos aos atributos exigidos: ser brasileiro, com 2º grau completo, ter entre 18 e 60 anos, pesar (no mínimo) 100 quilos e ter altura mínima de 1,60 m.

Diferentemente de anos anteriores, o certame momesco de 2019 será realizado em duas etapas. Na primeira fase, os concorrentes desfilarão diante de uma comissão julgadora. Aqueles que se classificarem participarão da seletiva final, no dia 16 de fevereiro. Todas as apresentações acontecerão no Clube Fantoches, na região central da capital baiana.

Em paralelo, os participantes serão submetidos a tarefas solidárias que contarão pontos ao fim da disputa. São elas: incentivar a doação de sangue, bem como a arrecadar alimentos e produtos de higiene a serem doados a instituições beneficentes. Aquele que ficar em primeiro lugar receberá R$ 10 mil de premiação.

Até a publicação deste texto, os valores para a segunda e a terceira posições ainda estavam sendo definidos, conforme o Comcar.

Embora os organizares garantam que vossas majestades marcarão presença em todos os pontos da folia, a começar, claro, pela abertura -ocasião em que receberão a chave da cidade-, as respectivas agendas também não foram divulgadas.

Salvador