Topo

Tabloide

Cantora segue carreira mesmo sem conseguir falar direito

Lianne Morgan quase fez parte das Spice Girls, mas era "velha" demais para o grupo - Reprodução/The Sun
Lianne Morgan quase fez parte das Spice Girls, mas era "velha" demais para o grupo Imagem: Reprodução/The Sun

Do UOL, em São Paulo

01/02/2012 10h32

Uma cantora que por muito pouco não fez parte do grupo Spice Girls quase não consegue mais falar por causa de uma estranha e rara doença. Mesmo assim, ela continua cantando sem nenhum problema.

A galesa Lianne Morgan, de 41 anos, sofre de disfonia espasmódica, um distúrbio da voz causado por movimentos involuntários de um ou mais músculos da laringe ou do aparelho vocal.

Isso faz com que sua voz, quando ela fala, fique bem fraca, meio sufocada. Muitas vezes, Lianne mexe a boca, mas nenhum som sai.
A cantora foi diagnosticada há quatro anos, poucos dias antes do Natal. “Estava passando por um momento muito traumático, tomando conta do meu pai, que estava doente”, contou ao jornal The Sun.

“Achei que minha doença estava relacionada ao estresse, mas um médico disse que poderia ter relação com uma cirurgia de vesícula que eu tinha feito”, completou.

Na verdade, os próprios médicos não têm muita certeza da origem da disfonia espasmódica. Uns acham que é causada por um vírus e outros acreditam ser uma disfunção neurológica.

Lianne segue com seu tratamento, mas, apesar da doença, não teve de abrir mão de sua maior paixão: cantar. Os pacientes que sofrem de disfonia espasmódica não conseguem falar, mas cochicham, gritam e cantam sem problema algum.

A galesa, que chegou a ser selecionada para as Spice Girls, mas foi dispensada por causa de sua idade -- ela tinha 23 anos e foi considerada velha – pretende gravar um CD solo e tem planos de criar um grupo de apoio a quem sofre de disfonia espasmódica.

*Com informações do The Sun

Tabloide