Carrapato transmissor de doença desaparece durante entrevista coletiva e causa pânico

Do UOL, em São Paulo

Um carrapato transmissor da síndrome grave de febre com trombocitopenia (SFTS, na sigla) sumiu durante uma entrevista coletiva, realizada na sede do governo de Miyazaki, no Japão.

O carrapato estava sendo apresentado à imprensa como forma de alerta sobre a doença que provocou algumas vítimas na região.

As autoridades levaram até o local da coletiva um carrapato morto, infectado pelo vírus, e outro vivo que desapareceu após uma sessão de fotos.

O desaparecimento acabou gerando pânico e comoção entre os jornalistas e funcionários do governo que passaram a procurar, sem sucesso, o carrapato.

Para evitar qualquer problema, funcionários do governo passaram dois tipos de inceticida pela sala onde o carrapato sumiu.

A província de Miyazaki apresentou uma alta no número de infectados pelo vírus da SFTS nos últimos meses. Na coletiva, as autoridades ensinaram como evitar o carrapato nesta época do ano, propícia para o aparecimento do bicho.

No dia seguinte ao desaparecimento do carrapato, o governador de Miyazaki, Shuji Kono, pediu desculpas pelo ocorrido durante a coletiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos