Tcheco usa escorredor de macarrão na cabeça em foto de documento
Lukas Novy, da cidade de Brno, na República Tcheca, conseguiu uma foto diferente para o seu documento de identidade. Ele usou um escorredor de macarrão na cabeça. Novy disse que usava o estranho capacete por motivos religiosos. Ele afirmou pertencer à "Igreja do Monstro de Espaguete Voador", da religião do "pastafarianismo".
"Eu simplesmente disse que iria usar algo para cobrir a cabeça por motivos religiosos", diz Novy.
O "pastafarianismo" é uma criação satírica do americano Bobby Henderson. Em 2005, ele protestava contra a exigência do ensino do criacionismo (crença de que cada espécie viva havia sido criada por Deus) nas escolas americanas. Na versão de Henderson, o Monstro de Espaguete Voador seria um ser na forma de massa e almôndegas, criador do universo e a base da religião "pastafariana" (um neologismo com as palavras "pasta" (macarrão, em italiano) e rastafari (movimento jamaicano).
Na época, Henderson, do Estado americano do Oregon, escreveu uma carta sobre o Monstro de Espaguete Voador contra a decisão de Kansas de permitir o ensino do criacionismo como alternativa às teorias evolucionistas em escolas públicas.
Pavel Zara, porta-voz da prefeitura local, responsável pela emissão do documento, disse ao site de notícias "Ceska Pozice" que a foto de Novy está em conformidade com as leis tchecas, que autorizam o uso por alegações religiosas ou de saúde desde que não impeça ver o rosto.
A identidade de Novy tem validade temporária, pois foi emitida por pedido do "pastafariano", que alegou perda ou roubo do documento original.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.