Topo

Tabloide

Tcheco usa escorredor de macarrão na cabeça em foto de documento

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 10h41

Lukas Novy, da cidade de Brno, na República Tcheca, conseguiu uma foto diferente para o seu documento de identidade. Ele usou um escorredor de macarrão na cabeça. Novy disse que usava o estranho capacete por motivos religiosos. Ele afirmou pertencer à  "Igreja do Monstro de Espaguete Voador",  da religião do "pastafarianismo".

"Eu simplesmente disse que iria usar algo para cobrir a cabeça por motivos religiosos", diz Novy.

O "pastafarianismo" é uma criação satírica do americano Bobby Henderson. Em 2005, ele protestava contra a exigência do ensino do criacionismo (crença de que cada espécie viva havia sido criada por Deus) nas escolas americanas. Na versão de Henderson, o Monstro de Espaguete Voador seria um ser na forma de massa e almôndegas, criador do universo e a base da religião "pastafariana" (um neologismo com as palavras "pasta" (macarrão, em italiano) e rastafari (movimento jamaicano).

Na época, Henderson, do Estado americano do Oregon, escreveu uma carta sobre o Monstro de Espaguete Voador contra a decisão de Kansas de permitir o ensino do criacionismo como alternativa às teorias evolucionistas em escolas públicas.

Pavel Zara, porta-voz da  prefeitura local, responsável pela emissão do documento, disse ao site de notícias "Ceska Pozice" que a foto de Novy está em conformidade com as leis tchecas, que autorizam o uso por alegações religiosas ou de saúde desde que não impeça ver o rosto.

A identidade de Novy tem validade temporária, pois foi emitida por pedido do "pastafariano", que alegou perda ou roubo do documento original.

Tabloide