Topo

Tabloide

Conhece a Síndrome da Copa do Mundo? Mal acomete torcedores fanáticos na China

Do UOL, em São Paulo

27/06/2014 15h54Atualizada em 27/06/2014 15h54

As partidas da Copa estão fazendo mal (sim, mal) a torcedores bem específicos: os asiáticos. Na China, o problema já tem até nome: é a Síndrome da Copa do Mundo.

Muitos fanáticos por futebol na China estão sofrendo de sintomas como cansaço excessivo, insônia e falta de atenção. Isso porque enquanto as partidas aqui são transmitidas à tarde, os torcedores chineses que desejam assistir a elas ao vivo têm de ficar acordados madrugada afora. Que dó, que dó!

A cidade de Chengdu, no sudoeste na província chinesa de Sichuan, tem até uma clínica especial criada para atender quem sofre da Síndrome da Copa do Mundo. 

Além dos sintomas ligados a distúrbios do sono, os torcedores fanáticos também apresentam dores de estômago, perda de apetite (será pelo excesso de pipoca e salgadinhos?), ansiedade e paranoia. Como efeito colateral, alguns sofrem também com a queda do sistema imunológico.

Wang Fu Wong, 35, supervisor de um depósito de peças de carros, é um dos torcedores que sofreu da Síndrome da Copa do Mundo. Ele disse ao site chinês Cnhubei que se sentiu mal durante a partida entre Uruguai e Itália. “Fiquel mal do estômago quando o Suárez [Luis] mordeu o cara italiano e fiquei quebrado.”

Wong disse que não conseguia comer, nem se concentrar. “Senti meu mundo desabar apenas por uma partida de futebol”. Depois de 48 horas de descanso na clínica, ele se recuperou. “Agora eu assisto a uma partida a cada dois dias.”

Tabloide