Topo

Tabloide

Ciclista pedala de SP à BA para entrar no Guinness; ele só não sabe como

Ciclista Mateus Nascimento, 46, pedalou de São Paulo até a Bahia  - Divulgação
Ciclista Mateus Nascimento, 46, pedalou de São Paulo até a Bahia Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/11/2014 06h00

Depois de percorrer 2.080 quilômetros em uma bicicleta de bambu, o ciclista Mateus Nascimento, 46, conseguiu realizar de um sonho que planejou há dois anos: viajar de São Paulo até a Bahia pedalando. Apesar de ter planejado também em registrar a aventura no Guinness Book, o livro dos recordes, Nascimento disse que não sabe como fazer o registro.

O ciclista contou ao UOL Tabloide que registrou a viagem sobre duas rodas em imagens, mas os trâmites para entrar no livro dos recordes ele vai "procurar saber como  é que faz quando chegar em Suzano”.

“Estou realizado por conseguir superar mais um desafio na minha vida e agora é tentar registrar no Guinness. Não sei ainda como faço para registrar, mas espero conseguir, pois é a parte de um sonho”, contou Nascimento.

A empreitada durou 16 dias e ele chegou a pedalar mais de 10 horas por dia sem companhia. O ciclista conta que a parte mais complicada da viagem foi o trecho da cidade de Teófilo Otoni (MG) até Vitória da Conquista (BA). Foram 389 km pedalando à noite, sem parar.

“Eu não tive alternativa a não ser seguir viagem pela escuridão. Fiquei com muito medo de passar mal, mas consegui”, contou ele, destacando que está com o corpo dolorido e vai voltar para São Paulo de ônibus ou avião.

A bicicleta ecológica foi adaptada em 2012 pelo próprio ciclista, que é artesão.

“Trabalho fazendo móveis e utensílios. Meu filho Marcio viu uma bicicleta de bambu na internet e me mostrou. Resolvi fazer e testei”, disse. No ano passado ele fez a primeira viagem usando a bicicleta ecológica. Ele pedalou 900km entre São Paulo e Goiás e durante aventura se sentiu motivado para voltar a terra natal na bicicleta.

A bike de bambu vai ficar na Bahia para ser vendida ou leiloada no Festival de Arte e Cultura de Utinga, na região da Chapada Diamantina, que acontece normalmente em janeiro. O preço inicial da bicicleta é de R$ 550.

Tabloide