Topo

Tabloide

Homem assalta banco, transmite roubo pelo Facebook e distribui grana nos EUA

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 12h12

O que você acha de uma história que mistura assalto a banco, transmissão pela internet, russos e uma atitude de Robin Hood? É uma mistura de dar inveja a qualquer filme hollywoodiano, mas não é ficção. Esses são os detalhes de um caso real que poderia facilmente estar em um programa policial a la Datena de Miami, nos EUA

Segundo o jornal "Miami Herald", Enrique Antonio Gamez, de 35 anos, assaltou um banco em Miami, em uma ação que foi transmitida ao vivo pelo Facebook por um motorista de Uber que afirmou ter sido sequestrado pelo assaltante. O roubo ocorreu no Navy Federal Credit Union, na tarde de segunda-feira (9). O ladrão se aproximou do caixa, trocou algumas palavras com uma atendente, pegou um envelope rosa com dinheiro e ainda obrigou outro funcionário a esvaziar um caixa. Em seguida, fugiu.

"Vou me entregar depois que distribuir este dinheiro a quem é pobre. Vou falar com o juiz. Vou falar com a mídia. Quero falar no Congresso Nacional", disse Gamez na transmissão do Facebook. "Quero que as pessoas me escutem e que parem de mentir para nós. Estão mentindo. Estão dizendo que a Rússia hackeou as eleições e estão tentando iniciar uma guerra. Eles vão nos matar", disse. A fala é uma referência às suspeitas de que a Rússia tenha influenciado as eleições americanas que deram a vitória ao republicano Donald Trump.

A filmagem continuou no carro da fuga. O motorista-cinegrafista chegou a dizer, durante a transmissão, que o assaltante tinha uma bomba. Quando a dupla chegou a South Beach, Gamez subiu no teto do carro e começou a distribuir dinheiro a quem passava por ali. Muitos acharam que a cena, na verdade, fazia parte das gravações de um filme ou algo assim. Nada disso, era apenas a ação de uma assaltante em seu momento Robin Hood.

A polícia foi chamada e prendeu a dupla. Mais tarde, o motorista foi solto. Ele não vai responder a nenhum processo. Já Gamez está preso em uma penitenciária federal. Sua mulher e seu advogado foram ouvidos pela Justiça na terça-feira (10). O assaltante não compareceu à audiência pois está sendo vigiado para que não cometa suicídio ou se machuque.

Tabloide