Topo

Após Israel retomar ofensiva, Hamas aceita nova trégua de 24h em Gaza

Do UOL, em São Paulo

27/07/2014 08h20Atualizada em 27/07/2014 13h25

Após a retomada da ofensiva israelense contra Gaza neste domingo (27), o grupo islamita Hamas aceitou a oferta para uma trégua humanitária de 24 horas.

Pouco depois, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou o pedido de cessar-fogo. "Eles violaram seu próprio cessar-fogo. Dispararam mísseis logo após anunciarem que queriam uma pausa humanitária", disse em entrevista à rede norte-americana CNN.  

O novo cessar-fogo começaria às 14h no horário local (8h no horário de Brasília). "Em resposta à proposta da ONU (...) foi acordado entre os movimentos da resistência uma trégua humanitária de 24 horas começando às 14h locais", afirmou em um comunicado o porta-voz do movimento islamita palestino, Sami Abu Zuhri.

Antes, o Exército de Israel informou que havia suspendido a trégua com o Hamas na faixa de Gaza após "disparos incessantes de mísseis" do movimento islâmico.

De acordo com o anúncio, cerca de doze mísseis foram atirados no domingo contra o país, sem deixar feridos, e, em retaliação, o Exército iria "continuar sua ação aérea, naval e terrestre na faixa de Gaza".

Ao menos oito palestinos morreram na região desde que a ofensiva israelense foi retomada, segundo os serviços de emergência.

Inicialmente, Hamas rejeitou a trégua

O gabinete de segurança de Israel havia aprovado uma proposta feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) de que a trégua humanitária deste sábado (26) fosse estendida por mais 24 horas, segundo porta-voz das Forças Armadas, o coronel Peter Lerner. O Hamas já havia rejeitado a medida e manteve os disparos de foguetes.

A trégua unilateral de Israel deveria ocorrer até a meia-noite no horário local (18h de Brasília) deste domingo. Israel havia avisado que, durante o período, as Forças Armadas continuariam em missão terrestre e poderiam responder caso fossem atacadas pelos radicais islâmicos. (Com agências internacionais)