Topo

Tabloide

"Beatle" do embromation faz sucesso na internet e concorre com McCartney no Rio

Nande diz ter mais estilo do que qualquer cantor - Arquivo pessoal
Nande diz ter mais estilo do que qualquer cantor Imagem: Arquivo pessoal

Thiago Varella<br> Do UOL Tabloide<br>Em São Paulo

24/04/2011 10h00

Paul McCartney que se cuide. Enquanto milhares de pessoas tentam comprar ingressos para o show do ex-beatle no Rio de Janeiro, a poucos quilômetros dali, outro cantor faz muito mais sucesso apresentando versões únicas das canções dos Beatles. Não há dúvidas que, em Cachoeiras de Macacu, cidade de 54 mil habitantes que fica ao lado de Nova Friburgo, Nande Cangalha é muito mais famoso.

O artista gravou um CD e um DVD apresentando sucessos como "Espinarrai" e "Tchurontchu". Não está reconhecendo as músicas? São versões das canções "A Hard's Day Night" e "She Loves You", dos Beatles. Claro que as músicas não são cantadas em inglês. Pelo menos não no mesmo idioma falado na Inglaterra. Nande prefere usar o cangalhês, uma espécie de dialeto criado por ele mesmo. Um tipo de embromation engraçado que cria frases como "amena mena thu dhu". 

"Eu não gosto de cantar música brasileira. Prefiro os artistas internacionais. Mas, como não sei falar inglês, precisei criar minha própria língua", explica o cantor. 

Nande é um típico personagem de cidadezinhas do interior. Sabe aquele sujeito folclórico, engraçado, que está sempre zanzando pela praça da Igreja Matriz e contando causos engraçados? Então, este é Nande Cangalha. Como "hobby", o cantor pinta paredes e descola uns trocados para viver. Mas, a profissão de verdade do figura é ser artista. 

Aos 61 anos, o simpático cantor consegue reunir o pessoal na praça para contar piadas e cantar sucessos dos Beatles, Creedence, Elton John e Queen. Sempre em cangalhês, é claro. 

"Vivo de fazer os outros rirem. Tem sempre gente ao meu redor. Sucesso mesmo não faço. Mas dou até autógrafo. Já vendi 1.700 CDs aqui na cidade", conta.

Graças a alguns amigos da cidade, a brincadeira de Nande virou algo quase sério. O cantor gravou um CD, um DVD, fez shows em várias festas na região, gravou clipes e foi parar na internet. Seus vídeos já foram assistidos por quase 50 mil pessoas. Ainda não é um fenômeno, mas já fez muita gente dar risada. 

"Nande é um humorista espontâneo, um sujeito folclórico que é muito querido por todos na cidade", explica Wellington Lyra, agitador cultural em Cachoeiras de Macacu. 

Sempre de sorriso aberto - ostentando um nada discreto dente dourado assim que abre a boca - Nande quer viver de sucesso. E que não duvidem dele. Afinal, no Centro de Cachoeiras de Macacu nem todo mundo sabe quem é Paul McCartney, mas todo mundo conhece os sucessos de Nande Cangalha. 

Tabloide