PUBLICIDADE
Topo

Funcionários de barragem fogem de obra com medo de sereias no Zimbábue

No Zimbábue, sobrenatural é coisa séria - Reprodução/New Zimbabwe
No Zimbábue, sobrenatural é coisa séria Imagem: Reprodução/New Zimbabwe

Do UOL, em São Paulo

09/02/2012 15h10

Sereias viraram assunto de Estado no Zimbábue. Isso porque, na semana passada, o ministro de Recursos Hídricos do país, Sam Sipepa Nkomo, disse, a um comitê do Senado, que sereias andam perseguindo trabalhadores das barragens de Mutare, Manicaland e Gokwe.

No mesmo encontro em que levou o problema, Nkomo sugeriu uma solução. Para acalmar o espírito das sereias, ele contratou chefes tribais que iriam realizar rituais especiais. Até porque os trabalhadores dessas regiões estavam com tanto medo que tinham abandonado o projeto.

Boa parte da população rural do Zimbábue acredita em seres sobrenaturais. Histórias de sereias são contadas há centenas de anos. Dizem que elas capturam homens e os levam para dentro do rio, de onde eles nunca mais conseguem escapar.

Segundo o ministro, alguns trabalhadores já desapareceram, enquanto outros estão sendo perseguidos.

A proposta de Nkomo encontrou apoio no ministro do Desenvolvimento Rural e Urbano, Ignatius Chombo, que pediu uma solução urgente por parte os líderes tribais.

A bruxaria faz parte da cultura do Zimbábue e é tão difundida que chega a ser protegida por lei.

Claro que há outras explicações para as bruxarias. O próprio ministro Nkomo disse que a pressão da água nessas barragens é muito alta e pode causar uma movimentação estranha da correnteza e ilusões de ótica.

(Com New Zimbabwe)

Tabloide