Topo

Tabloide

Nota com efígie de Osama bin Laden circula no Iraque

Nota de 100 libras islâmicas com a efígie de Osama Bin Laden tem circulado pelo Iraque. Desafio de grupo extremista ou golpe das milícias sunitas? - Reprodução/BBC
Nota de 100 libras islâmicas com a efígie de Osama Bin Laden tem circulado pelo Iraque. Desafio de grupo extremista ou golpe das milícias sunitas? Imagem: Reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 23h05

Um grupo extremista que opera no Iraque e na Síria foi acusado de distribuir notas com a efígie de Osama bin Laden, em áreas que estariam sob o controle de jihadistas.

A nota teria o valor de face de “100 libras islâmicas” e traz em inglês e árabe que foi emitida pelo Estado Islâmico do Iraque, em informação originalmente transmitida pela agência de notícias Kurdpress e reportada pela BBC. Inicialmente, os extremistas foram acusados pela produção da nota, mas não está claro que a autoria poderia mesmo ser dos jihadistas.

Um expert que teria sido entrevistado pelo site Al-Ra’y, do Kuwait, manifestou suspeitas com relação à nota, já que ela não traz a moeda corrente iraquiana, o dinar. Ele afirmou, ainda, que não acredita que a Al Qaeda fosse capaz de emitir uma nota em inglês ou seguir a unidade monetária do Reino Unido.

A agência Shafaq News, de Bagdá, também duvida da autoria, lembrando que o grupo extremista que vem disputando o controle na província de Anbar é conhecido pelo nome O Estado Islâmico do Iraque e o Levante (ISIS).

Um grupo pró-militante disse em sua página no Facebook que as notas são falsas e foram distribuídas apenas para tirar a credibilidade do ISIS. “É só olhar de perto para ver que é Photoshop”, disse um dos integrantes do grupo no post. Para eles, a culpa seria das milícias sunitas que estariam fazendo piada.

A BBC acrescenta, ainda, que a nota tem o mesmo número de série A001088 da nota de 100 libras palestinas que aparece na página da Wikipedia.
 

Tabloide