Topo

Tabloide

Há 105 anos, nascia um salvador de famintos: o criador do miojo

 Leticia Moreira/Folhapress
Imagem: Leticia Moreira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 15h37

Ah, o miojo, esta comida tão sem glamour, mas ao mesmo tempo salvadora de jovens e velhos famintos! Há aqueles que tentem 'gourmetizá-lo', há quem dê apenas uma incrementada básica, quem tente deixá-lo mais saudável, há também quem o 'demonize' e os puristas, que o fazem lembrando daquela velha musiquinha do comercial: "é muito fácil de preparar...".

Há 105 anos, nascia o criador dessa maravilha prática e rápida da cozinha: Momofuku Ando (nome legal esse), de origem nipo-taiwanesa, inventor do macarrão instantâneo em 1957.

Aos 48 anos de idade, Ando descobriu que podia reidratar a massa frita e seca e provocou o que podemos chamar de uma verdadeira revolução culinária e salvador dos universitários.

Google homenageia inventor do miojo - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Imagem: Reprodução/Google
Até o Google entrou na dança! Quem acessar a página do buscador nesta quinta-feira (5) vai encontrar, em forma de ‘doodle’ (logo para datas comemorativas), a homenagem a Momofuku.

A invenção ganhou o mundo a partir dos anos 1970, quando começou a ser exportada para os Estados Unidos.

Momofuku Ando morreu em 2007, perto da cidade de Osaka (Japão), aos 96 anos de idade. No Twitter, o cientista gastronômico foi homenageado por adeptos de sua criação. 

E você, tem alguma história de superação (da fome) pra contar sobre o querido miojão?

Tabloide