O mais solitário do mundo? Há um só porco no Afeganistão e ele vive num zoo
Khanzir é um dos animais mais populares do zoológico de Cabul, no Afeganistão. Pessoas de todo país viajam para conhecer o bicho considerado exótico por lá. E ele sabe disso. Por isso, se exibe, deitando no sol, caminhando pela grama e, enfim, se mostrando.
O que é considerado estranho para os afegãos, para nós é um animal tão comum que nem vive em zoológicos por aqui. Khanzir, na verdade, é um porco. O único do Afeganistão, país islâmico que, por causa das leis religiosas, não come carne de porco e nem cria o animal.
Khanzir, que significa "porco" em pashto, foi dado de presente pela China, em 2002. Aliás, ele veio com uma companheira. Os dois se acasalaram e tiveram filhotes. Mas, por causa do descuido de um funcionário, a família foi quase toda morta por um urso que invadiu o local onde viviam.
Todos, menos Khanzir, morreram. Hoje, ele leva uma vida solitária, mas é bastante mimado pelos funcionários do zoo.
"Ele não se mexe muito hoje em dia, mas se anima todo quando me vê, já que sou eu que trago sua comida", contou Shah Barat, o cuidador de Khanzir, ao jornal "Washington Post".
Para ele, apesar daquilo que a lei islâmica determina, o porco é um animal sujo, mas inocente e que, claro, precisa ser bem cuidado.
"Ele é muito especial para nós. Como todos os outros animais por aqui, Khanzir é meu amigo. Eu ficaria muito triste se algo ocorresse com ele", afirmou Barat.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.