Garoto holandês salva a vida de nove pessoas graças a aula de biologia

Do UOL, em São Paulo

  • Silke Hundertmark

    Alguém aí lembra das aulas no colégio?

    Alguém aí lembra das aulas no colégio?

Um jovem holandês de 14 anos salvou a própria vida e a de outras oito pessoas simplesmente por ter se lembrado de uma aula de biologia sobre envenenamento por monóxido de carbono no colégio.

Segundo o jornal "NRC Handelsblad", Noah Ahlbom acordou de madrugada, há três semanas, sentindo uma forte dor de cabeça. "Achei que eu estava com uma crise de enxaqueca ou algo assim", contou.

Ahlbom foi pegar um copo d'água e encontrou a mãe também com dor de cabeça. O jovem, então, desmaiou e, quando recobrou a consciência, lembrou-se de uma aula no colégio sobre envenenamento por monóxido de carbono.

"Eu gritei: 'estamos sendo envenenados. Abra a janela! Abra a janela'", contou Ahlbom.

A mãe do garoto conseguiu abrir a janela, mas, logo em seguida, desmaiou. O adolescente ainda abriu todas as portas de casa e chamou os serviços de emergência. Noah conseguiu ainda levar a mãe e o irmão para a sacada do apartamento.

Ele ainda recebeu a ajuda de vizinhos, que emprestaram cobertores para que todos pudessem aguardar os bombeiros no ar livre.

Quando os bombeiros chegaram, ainda resgataram outras cinco pessoas em outro apartamento que também corriam risco de serem intoxicadas por monóxido de carbono.

Algum problema no sistema de aquecimento do prédio causou o acúmulo de monóxido de carbono nos apartamentos.

Segundo o jornal, dez pessoas morrem por ano e outras 200 são hospitalizadas na Holanda por envenenamento por monóxido de carbono.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos