Topo

Tabloide

Americana visita todos os países do mundo em tempo recorde

Cassie De Pecol em Paro Taktsang, no Butão - Instagram/expedition_196
Cassie De Pecol em Paro Taktsang, no Butão Imagem: Instagram/expedition_196

Do UOL, em São Paulo

14/02/2017 10h01

A norte-americana Cassie De Pecol, 27, se tornou a primeira mulher a conseguir provar que visitou todos os 196 países do mundo - 193 Estados soberanos, de acordo com a ONU, e Taiwan, Kosovo e Palestina. Além disso, ela completou a aventura em tempo recorde: 18 meses e 26 dias. Por isso, espera entrar para o Livro Guinness dos Recordes. A aventura começou em Palau, em 25 de julho de 2015, e terminou no Iêmen, no último dia 2 de fevereiro.

Além da diversão e do espírito aventureiro, De Pecol também tinha algumas missões. Uma delas era a de levar ideias de paz pelo mundo. Na Coreia do Norte, por exemplo, quando um soldado disse que iria "destruir a América", a viajante apresentou seus ideais pacíficos.

"Queria mostrar a ele que poderíamos ser amigos e coexistir", disse à CNN. Além disso, De Pecol virou embaixadora do Instituto Internacional da Paz pelo Turismo, uma ONG fundada em 1986 que promove o entendimento cultural entre as nações. Durante a viagem, a americana se encontrou com prefeitos e ministros para presenteá-los com uma "declaração de paz" feita pela instituição. De Pecol também promoveu o turismo sustentável, dando palestras e plantando árvores por onde passou.

A americana foi criticada por passar pouco tempo nos lugares, o que, segundo alguns, a impediria de ter experiências significativas nos países onde visitou. "Tudo se resume a duas palavras: gerenciamento de tempo. Você pode passar o fim de semana em casa, vendo Netflix - o que é normal, sou culpada disso algumas vezes - ou viajar para cinco lugares diferentes dentro do mesmo país", afirmou.

Para a viagem, De Pecol conseguiu arrecadar US$ 198 mil em patrocínios. Ela passou um ano e meio planejando a aventura e correndo atrás de apoio. Além do dinheiro, outra dificuldade foi obter vistos. Muitas vezes, a americana apelou para as redes sociais para conseguir entrar em países como a Síria, a Líbia e o Turcomenistão.

Caso o Livro Guinness dos Recordes homologue sua marca, De Pecol deve virar a pessoa que conseguiu viajar para todas as nações soberanas do mundo em menos tempo. O americano Yili Liu, atual detentor da marca, completou sua viagem em três anos e três meses.

Apesar de ter cruzado o globo, De Pecol ainda quer conhecer um lugar especial: a Antártida. Como não é uma nação soberana, o "continente gelado" ficou de fora da lista. Mas ela já está com viagem marcada para lá no final deste mês. Depois, a americana deve escrever um livro sobre suas aventuras e fazer um documentário.

 

Yemen + Family + Homemade Food = Happy Cassie ☺

Uma publicação compartilhada por Cassie De Pecol | Official (@expedition_196)

 

 

em

Tabloide