PUBLICIDADE
Topo

Tabloide

Único bar de cidade belga fecha e igreja passa a servir cerveja a fiéis

Igreja em cidade belga serve cerveja a fiéis após missas dominicais - Rerpodução
Igreja em cidade belga serve cerveja a fiéis após missas dominicais Imagem: Rerpodução

DO UOL, em São Paulo

18/03/2017 19h27

Sabe aquela cervejinha de domingo na hora do almoço? Em Brielen, uma pequena aldeia belga de apenas 700 habitantes, ela era uma tradição e costumava ocorrer sempre depois da missa. Mas, quando o último bar local fechou as portas, o padre (sim, o padre!) teve que tomar uma atitude, no mínimo inusitada: transformar a igreja em um botequim.

Para o padre, que também passou a quebrar um galho como garçom aos domingos, a transformação da igreja em bar após as missas foi uma oportunidade de unir a comunidade e atrair mais gente para a igreja protestante do lugar.

Para tal propósito, ele pediu permissão para as autoridades locais e, com o sinal verde, foi em frente com sua ideia. No domingo seguinte, após a missa, mesas com panos brancos e cadeiras foram instaladas na "casa de Deus" para que os frequentadores/fiéis se sentissem como se estivessem no antigo pub fechado.

Mas será que eles ficaram à vontade? Sim, ficaram. Segundo o padre, eles continuaram a beber o mesmo tanto que bebiam no bar, ainda que piadas, deboches, música e dança ficassem, obviamente, proibidos.

Outra restrição se deu no "horário de funcionamento": às 13h, sem atraso, era necessário fechar as torneiras do "chopp de Jesus". Além disso, para frequentar o "bar" era obrigatório assistir a missa antes. 

Será que novos fiéis foram arrebanhados com a instalação do "bar celestial" na cidade?

Tabloide