Topo

Câmara dos Representantes dos EUA autoriza treinamento de rebeldes sírios

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 19h12

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (17) uma emenda que autoriza o Pentágono a treinar e armar os rebeldes sírios na luta contra o Estado Islâmico (EI), o que deixa nas mãos do Senado a decisão final sobre a autorização solicitada pelo presidente Barack Obama.

Por 273 votos a favor e 156 contra, o plenário da Câmara aprovou a emenda, que se somará a um projeto de lei para a manutenção dos fundos para o funcionamento do Governo Federal até o dia 11 de dezembro. A legislação deve ser aprovada pelo Senado antes de ser enviada para Obama sancionar.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, havia pedido na semana passada ao Congresso americano que lhe fosse concedida a autorização necessária para treinar e equipar elementos moderados da oposição síria para transformá-la no "melhor contrapeso" aos jihadistas do Estado Islâmico.

11.ago.2014 - Cidades sob controle do Estado Islâmico no Iraque e na Síria - Arte UOL - Arte UOL
Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque
Imagem: Arte UOL

"Peço ao Congresso que nos dê mais autoridade e recursos para treinar e equipar os combatentes [da oposição síria]", disse Obama em discurso na Casa Branca. "Na luta contra o EI, não podemos nos apoiar no regime (do líder sírio Bashar) Al-Assad que aterroriza seu povo, um regime que nunca recuperará a legitimidade que perdeu", continuou.

Embora Obama considere não precisar de autorização para atuar militarmente de forma direta contra o EI, ela é necessária para proporcionar armas ou treinamento a um terceiro ator -- neste caso os rebeldes sírios -- de acordo com o "Título 10" do Código dos EUA, referente à capacidade de ação militar do governo.

Desde meados do ano passado os Estados Unidos dão armas leves e treinamento a rebeldes sírios na Jordânia, mas de forma encoberta, através de um programa da CIA. (Com EFE)