Topo

EUA lançam nove ataques aéreos contra o EI em Kobani e no Iraque

Fumaça sobe durante combates na cidade de Kobani, a terceira maior localidade curda da Síria, próxima da fronteira com a Turquia - Umit Bektas/Reuters
Fumaça sobe durante combates na cidade de Kobani, a terceira maior localidade curda da Síria, próxima da fronteira com a Turquia Imagem: Umit Bektas/Reuters

Em Washington

11/10/2014 13h57

As forças militares dos Estados Unidos lançaram neste sábado (11) e na sexta-feira (10) seis novos ataques aéreos contra o grupo jihadista EI (Estado Islâmico) na cidade curda de Kobani, no norte da Síria e próxima da fronteira com a Turquia, e outros três no Iraque.

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, quatro ataques no norte de Kobani causaram danos em um centro de controle do EI e atingiram duas pequenas unidades do grupo extremista.

Outros dois ataques no sul dessa região "destruíram três caminhões" dos jihadistas. Pelo menos 554 pessoas morreram desde que o EI iniciou sua ofensiva contra Kobani em meados de setembro, informou neste sábado o OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos).


"Temo que Kobani cairá (nas mãos dos jihadistas)", afirmou nesta semana o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Martin Dempsey, que está em contato contínuo com as autoridades turcas, que mantêm suas forças preparadas do outro lado da fronteira à espera de um eventual avanço jihadista.

No Iraque, os ataques ocorreram com a colaboração da Holanda, de acordo com o CENTCOM, e destruíram um veículo armado do grupo jihadista. Além disso, a pedido do governo iraquiano, as forças militares americanas fizeram vários lançamentos de mantimentos nas cercanias da cidade de Baiji para reabastecer às forças de segurança locais com comida, água e munição.

Turquia afirma que operação contra EI na Síria não é realista