Topo

Tabloide

"Mago das faixas" do Miss Brasil começou fazendo adereços para concurso gay

"Mago das faixas", Antonio Carlos de Lima posa a miss Brasil 2013, Jakelyne de Oliveira - Antonio Carlos de Lima/Acervo pessoal
"Mago das faixas", Antonio Carlos de Lima posa a miss Brasil 2013, Jakelyne de Oliveira Imagem: Antonio Carlos de Lima/Acervo pessoal

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/11/2015 06h00

O costureiro Antonio Carlos de Lima, 60, será o responsável por todas as faixas usadas pelas candidatas durante o concurso Miss Brasil 2015. A fama de "mago das faixas", no entanto, começou com concursos gays na Bahia

Sua jornada começou por acaso, a pedido de um amigo transformista do baiano. "André Bagageryer Spielberg pediu para que eu consertasse uma faixa que ele usaria num concurso, que não estava se adequando ao corpo dele. Fiz os ajustes e ele ficou encantado. A partir daí as encomendas não pararam”, conta Lima.

O título foi dado pelo jornalista Marcelo Braque, há 12 anos, em uma reportagem sobre o Miss Gay. Filho de costureira, o mago até então fazia apenas "vestidos, calças, blusas, bainhas de roupas e consertos". A reputação de perfeccionista, diz Lima, o tirou há seis anos de Valença (BA) para morar em São Paulo e montar seu ateliê. 

A qualidade do seu trabalho poderá ser conferida na próxima quarta-feira (18) a partir das 22h30 no Miss Brasil 2015, o concurso, transmitido pela Band, usa faixas do baiano desde 2012. Lima faz ainda adereços para o Miss Bahia, Miss Rio de Janeiro e Miss Minas Gerais.

Faixa é troféu

Para o costureiro, o adereço chega a ser mais importante do que a coroa usada na premiação. “A faixa é um troféu. Ela é mais vista do que a coroa do vencedor do concurso porque é nela onde está a identificação dos participantes”, diz Lima, orgulhoso. Por isso, ele afirma trabalhar durante um mês exclusivamente para o concurso. 

“Tenho um planejamento para que todo meu material saia com a perfeita qualidade. Sempre vai aparecer alguma encomenda de última hora e não vou deixar o cliente na mão, mas prefiro ter o tempo folgado para trabalhar com perfeição”, explica.

As faixas são de cetim forrado com entretela e têm 1,78 m de comprimento. Para ganhar a decoração e o bordado, a confecção leva, em média, dois dias. Cada adereço é vendido a R$ 350.

Ele se orgulha em contar que fez duas faixas para a Natália Guimarães, Miss Brasil 2007. “Senti muito a valorização do meu trabalho quando a mãe da Natália, que chegou quase a Miss Universo, encomendou as faixas. Me tornei referência, especialista.”

De misses a noivas

Hoje, Lima diz que vive apenas da confecção de faixas para concursos femininos, masculinos, para crianças, idosos, modelos plus size e também para noivas. 

“Já fiz faixa com os dizeres 'noiva mais linda', 'Rainha do Felipe', entre outros dizeres inusitados. No dia do casamento a noiva usou essa faixa para destacar que era a mais linda noiva e que ela era a rainha do marido. As faixas foram sucesso total”, relembra.

Tabloide