Topo

Tabloide

Enviada do UOL Tabloide vai cobrir Corrida Maluca e encontra manifestação de esquerda na Alemanha

Cerca de 2 mil pessoas participaram da Corrida Maluca de Weimar, que é realizada desde 1991 - Juliana Guarany/UOL
Cerca de 2 mil pessoas participaram da Corrida Maluca de Weimar, que é realizada desde 1991 Imagem: Juliana Guarany/UOL

Juliana Guarany

Do UOL, em Weimar (Alemanha)

01/05/2012 20h18

Pelo segundo ano seguido a enviada especial do UOL Tabloide esteve em Weimar, na Alemanha, para acompanhar a Spacekid Headcup, uma corrida maluca que acontece todo dia 1º de Maio. Mas por que você está de novo nessa cidadezinha do interior germânico? É a vida.

Weimar é considerada pelos alemães sua capital cultural, onde o escritor Goethe produziu seus melhores livros e peças com o dramaturgo Schiller. Durante todo o ano é aquela típica cidade do interior, onde nada acontece, mas tem dois momentos em que a situação muda. O primeiro é o Mercado da Cebola, o segundo é a corrida maluca.

O evento acontece desde 1991 todo dia 1º de maio. A data foi escolhida por ser, geralmente, um dos primeiros dias de sol da primavera e por ser feriado. Este ano, a corrida foi parar no meio do centro da cidade e coincidiu com uma manifestação de simpatizantes de esquerda, que acontece sempre no dia do trabalho, o que atraiu além de crianças e adultos com seus possantes no estilo Penélope Charmosa, alguns punks e motoqueiros, além de muitos, muitos policiais (mais policiais do que manifestantes, eu diria).

O grupo dos “antimanifestantes” segurava cartazes com os dizeres “No nazis”. Mas logo todo mundo se misturou, virando uma massa de cerca de duas mil pessoas em festa.

Na pista, carrinhos de rolimã, skates, patinetes, trenós, triciclos tunados e outros “veículos” competiam nas categorias “estilo” e “velocidade”. Transeuntes se amontoavam para acompanhar a prova enquanto comiam salsichas e bistecas, mostrando que o objetivo final da corrida foi alcançado: criar mais uma razão para alemães beberem cerveja.

Tabloide