Topo

Tabloide

Jovem constrói casa oval em árvore de floresta canadense e vira sucesso na web

Imagem da casa na árvore oval "Hemloft", do jovem carpinteiro Joel Allen - Divulgação/Heidi Hermanski/thehemloft.com
Imagem da casa na árvore oval "Hemloft", do jovem carpinteiro Joel Allen Imagem: Divulgação/Heidi Hermanski/thehemloft.com

Do UOL, em São Paulo

19/06/2012 06h00

Uma das sabedorias mais admiráveis nos dias de hoje é a capacidade de economizar e transformar pouco em muito, a tal sustentabilidade, tão falada hoje em dia, ainda mais em tempos de Rio+20. Pois foi exatamente com essa ideia que Joel Allen conseguiu sair da pindaíba para virar uma web-celebridade.

Allen construiu, com suas próprias mãos, uma casa oval na árvore e não gastou um tostão furado com materiais para isso --muito menos com o terreno (ilegal, mas não vem ao caso)

Allen entrou nessa depois de decidir, aos 26 anos, pedir demissão de seu emprego como desenvolvedor de softwares e seguir um esquema rápido para ficar rico. Infelizmente, seu esquema ninja não deu certo e, praticamente falido, ele conseguiu um emprego como carpinteiro.

Assim teve a brilhante ideia de desenhar e construir uma casa na árvore, no meio das montanhas Whistler, no oeste do Canadá.


Sem grana, Allen buscou em um fórum online por anúncios de pessoas que estavam se livrando de restos de materiais, madeiras e móveis, para que pudesse usar na construção para o "Hemloft" (nome dado por ficar perto de árvores de cicuta, 'hemlock' em inglês), que fica no meio do mercado das casas mais caras do mundo. Ele conseguiu economizar cerca de US$ 10.000 (coisa de uns R$ 20.000) com gastos em materiais.

A localização exata da Hemloft não é divulgada pelo jovem carpinteiro, que teme uma represália por ter instalado sua residência em terras do governo sem autorização (isso, ilegal!). Ele pode chegar a ser preso ou (pior) ter de demolir a casa.

"O problema é que, se as pessoas sabem sobre a casa, elas querem encontrar a casa. E se as pessoas erradas a encontrarem, eles podem me fazer destrui-la", disse em seu site, o http://thehemloft.com/.

Ora, se ninguém sabe o endereço exato, então a casa não existe. Certo, Joel? Nisso acredita o Editor do UOL Tabloide

Tabloide