Topo

Tabloide

Há 22 anos, super-herói se disfarça de mendigo para ajudar moradores de rua

Knight Hood, 56, diz que ainda hoje faz rondas - Reprodução
Knight Hood, 56, diz que ainda hoje faz rondas Imagem: Reprodução

Fabrício Calado

Do UOL, em São Paulo

20/11/2012 06h00

Em 1989, sua mulher morreu vítima de um problema pulmonar; a casa e tudo mais que tinha ele perdeu logo depois, num incêndio. Vivendo em sua van e sem nada que o prendesse a este mundo, teve a cabeça rodeada por pensamentos autodestrutivos e, sem nada a perder, veio a ideia: por que não realizar o sonho de criança de ser um super-herói? E daí se morresse? Um homem sem nada a perder, pensou, é um homem sem medo.

Vinte e dois anos depois, o que começou como uma missão suicida se tornou a razão de viver de Knight Hood (Cavaleiro Encapuzado, em uma tradução livre do inglês). "Sou incapaz de olhar para o outro lado e fingir que não vejo os crimes e o sofrimento dos outros", conta.

Em sua longa jornada de herói, porém, ele descobriu que o crime não é tão simples de combater. E por um motivo diferente do que geralmente aparece nos quadrinhos. "Embora roubos, arrombamentos e estupros aconteçam toda noite nas cidades, a vida real não é como os quadrinhos", afirma. Após meses sem uma ocorrência digna de socorro, Knight Hood via os mesmos personagens se repetirem em suas rondas: moradores de rua, garotas de programa, usuários de drogas e traficantes. Ao se tocar disso, decidiu focar seu trabalho nestas três categorias.

Hoje com 56 anos, este super-herói patrulha as ruas de St. Petersburg, na Flórida, durante a madrugada, deixando lanches para moradores de rua e vigia seu sono enquanto dormem em pontos de ônibus e parques, para evitar que sejam roubados, espancados ou mortos. A garotas de programa e usuários de drogas, entrega panfletos feitos por ele, com estatísticas sobre os riscos de suas atividades, e sugestões para como podem sair dessa. Quando avista traficantes, conversa com eles e tenta descobrir onde fica a boca-de-fumo. Quando consegue, discretamente sai de cena e faz uma denúncia anônima à polícia.

Assim como o Cavaleiro Solitário percorria a cidade atrás de problemas disfarçado de homem de negócios, Knight Hood fez adaptações ao método. Em geral, ele costuma fazer sua ronda disfarçado de morador de rua - o que o torna quase invisível aos olhos da população, segundo ele. A máscara, ele deixa estrategicamente enrolada dentro de seu boné, e a veste apenas em caso de necessidade.

Em 2011, Knight Hood tomou conhecimento da existência de outros super-heróis da vida real agindo como ele. O veterano vê diferenças entre seu modus operandi e o da nova geração. "Quando eu comecei, em 89, eu sabia que patrulhar as ruas com capa e calça colada era um convite pro sanatório. Hoje, os heróis modernos me mostraram que fazer ronda à vista de todos também pode se mostrar eficiente."

Tabloide