Topo

Tabloide

Por que homem é tarado por lingerie? Estes ratinhos vão te explicar

Rato usa jaqueta durante experimento em universidade do Canadá - Gonzalo R. Quintana Zunino/Reprodução
Rato usa jaqueta durante experimento em universidade do Canadá Imagem: Gonzalo R. Quintana Zunino/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 14h54

Por que homens enlouquecem quando veem uma mulher de lingerie? Para responder essa dúvida que não quer calar, um estudo resolveu colocar pequenas jaquetas em ratos!

O que isso tem a ver? Nesse estudo, pesquisadores colocaram ratos machos virgens para ter relações sexuais com fêmeas vestindo jaquetas. Mais tarde, quando cientistas deram aos machos a oportunidade de acasalar novamente, os animais preferiram acasalar com fêmeas que estavam com a roupinha e deixaram as peladas para lá.

Os resultados sugerem que os homens podem aprender a associar a visão e a sensação da roupa com o sexo.

Em geral, quando os ratos realizam o ato, o macho se aproxima da fêmea por trás e a agarra em ambos os lados, o que a excita, segundo Gonzalo R. Quintana Zunino, coautor do estudo. Se a fêmea está vestindo uma jaqueta, o macho vai sentir com seus bigodes, enquanto eles estão acasalando.

Em outras palavras, os ratos machos aprendem que "cada vez que meu parceiro usa lingerie [a jaqueta], eu vou ter sexo", disse  Zunino, um psicólogo que trabalha no laboratório da Concordia University, em Montreal, no Canadá.

Além disso, os machos ejacularam mais rapidamente com as fêmeas de jaquetas.

Não contentes, os pesquisadores fizeram um segundo experimento. Eles expuseram ratos machos virgens às fêmeas com jaquetas que eram sexualmente receptivas, em seguida, os colocaram juntos de fêmeas sem nada e que não eram sexualmente receptivas. Logo depois, eles colocaram os ratos em uma câmara semelhante ao primeiro experimento, com uma fêmea vestindo uma jaqueta e uma "nua".

Mais uma vez, os machos treinados preferiram acasalar com as fêmeas "vestidas" e, novamente, ejacularam mais rapidamente.

Para entender bem o que aconteceu, os pesquisadores sacrificaram os animais logo após o ato sexual e jogaram um corante em seus cérebros que mostrou a atividade de um gene chamado de "c-fos”, que é uma medida da ativação neural. Eles descobriram o gene ativo nos locais no cérebro dos ratos que estão relacionados ao prazer.

Os machos que acasalaram com as fêmeas vestindo a jaqueta mostraram mais atividade do gene nessas áreas do cérebro do que os machos que acasalaram com as fêmeas peladas. A conclusão de todos esses experimentos com ratos vestindo jaquetas? A lingerie pode ter um efeito semelhante sobre os homens, disse Zunino.

Tabloide