Topo

Tabloide

Justiça decide que moradores de Iowa podem ficar bêbados em suas varandas

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 19h39

O direito de ficar bêbado na varanda da frente de sua casa está garantido em Iowa (EUA), segundo decidiu a Suprema Corte do Estado nesta sexta-feira (12).

Aconteceu com a jovem Patience Paye, 29, que estava sendo processada por "intoxicação pública" enquanto estava nos degraus da frente da sua própria casa. Haja paciência!

Paye entrou com recurso dizendo que os degraus não eram públicos e, portanto, ela não poderia ser acusada de "intoxicação pública".

"Se os degraus da frente da casa de uma família são sempre um local público, seria crime sentar lá calmamente num dia de verão e sorver um mojito, celebrar uma conquista profissional com uma bebida, ou até mesmo besuntar sua carne na grelha com um molho de churrasco --a menos que primeiro você tivesse obtido uma licença para bebidas. Não nós achamos que o legislador pretendia que a lei de Iowa fosse tão rígida", escreveu o engraçadinho ministro Daryl Hecht na opinião unânime do tribunal.

No dia 22 de junho de 2013, Patience ligou para a polícia após brigar com seu namorado que contou à polícia que havia pego as chaves do carro da jovem porque ela estava bêbada. Os policiais então fizeram um teste de bafômetro em Paye nos degraus da frente de sua casa, que revelou que ela tinha 0,267% de álcool no sangue, mais de três vezes o valor de ser considerado bêbado se estivesse dirigindo.

Ela foi acusada de intoxicação pública e agressão doméstica e levada para a delegacia. A acusação de agressão doméstica foi posteriormente retirada.

Ao considerar o caso julgado, a Suprema Corte disse que Iowa está entre apenas alguns estados a criminalizar a embriaguez pública.

O ministro Hecht destaca ainda que alguns Estados, incluindo Montana, Carolina do Norte e Dakota do Norte, especificamente proibem uma pessoa de ser processada apenas por intoxicação pública.

E pra comemorar, certeza que Patience resolveu meter o pé na jaca lá na varanda de sua casa em Iowa! (Com Associated Press)

Tabloide