Topo

Tabloide

Alunos de escola nos EUA acertam qual será o próximo presidente desde 1968

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 10h38

Esqueçam os grandes analistas políticos e os modelos matemáticos tão em moda para analisar as chances dos candidatos à presidência dos Estados Unidos. Uma escola primária norte-americana tem a fórmula certa para acertar em cheio o nome do próximo presidente americano.

Se você quer um spoiler, lá vai: Hillary Clinton vai ganhar.

Na verdade, a Benjamin Franklin Elementary School, localizada em Yorktown Heights, no Estado de Nova York, faz uma "eleição" interna, com os alunos do pré até o quinto ano, desde 1968, ano de abertura do colégio. Eles nunca erraram um vencedor.

"Temos muito orgulho da nossa eleição. A cada quatro anos, os alunos votam. Se o país não pode pular uma eleição, nossos alunos também não", contou a diretora da escola, Patricia Moore, ao canal de TV CBS.

Durante meses, os alunos estudam os candidatos, que não são identificados pelos nomes --para que os alunos não votem baseados nas personalidades e na popularidade que veem pela TV. Depois de alguns debates e discussões em sala de aula, eles votam.

A eleição de mentira ocorreu na última quarta-feira (2). Hillary Clinton venceu com 52% dos votos contra 43% de Donald Trump.

Talvez o segredo para acertar o vencedor da eleição com antecedência há 48 anos seja o perfil dos alunos. Há de tudo, até estudantes cuja segunda língua é o inglês. Talvez a escola seja, de fato, uma mini-representação dos EUA. Será que este ano eles vão manter a tradição e ver uma vitória de Hillary?

Tabloide