Topo

Questões não respondidas que podem desvendar o atentado em Boston

Do UOL, em São Paulo

23/04/2013 16h40Atualizada em 23/04/2013 20h27

No dia 15 de abril, um atentado a bomba matou três pessoas e deixou mais de 200 feridos durante a maratona de Boston, nos Estados Unidos. Dois irmãos de origem tchetchena, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, são os principais suspeitos de terem promovido os ataques.

Tamerlan, 26, foi morto pela polícia durante uma perseguição. Já Dzhokhar, 19, foi capturado bastante ferido e se encontra internado em um hospital em Boston.

Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston

  • Divulgação/FBI

    Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos e que foi preso, e Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos e morto pela polícia. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

O suspeito não consegue falar por causa dos ferimentos e se comunica com os investigadores com muita dificuldade, por meio de bilhetes e chacoalhando a cabeça. Por isso, muitas perguntas sobre o atentado permanecem sem resposta ou, pelo menos, cercadas de dúvidas.

O UOL separou algumas perguntas importantes que podem, enfim, desvendar o que passou na cabeça dos irmãos. Veja:

O que motivou o ataque?
Segundo fontes ligadas à Justiça federal americana, Dzhokhar teria dito, por meio de bilhetes, que os ataques teriam motivos religiosos. O jovem também teria dito a investigadores que realizou os ataques para protestar contra as guerras dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão. Ainda não se sabe se a opressão russa na Tchetchênia, território que luta pela independência e foi cenário de guerra nos últimos anos, tenha algum tipo de influência.

Os irmãos Tsarnaev agiram sozinhos? Eles tiveram ajuda de grupos terroristas?
No primeiro depoimento prestado no hospital, Dzhokhar afirmou que ele e o irmão agiram sem nenhum tipo de ajuda. O jovem contou que os dois não tinham contato com grupos terroristas e que a ideia do atentado partiu de Tamerlan, que tinha adotado há algum tempo uma posição islamita extremista.

Eles planejavam outros ataques?
Não se sabe. A polícia encontrou diversas armas e bombas na casa dos irmãos o que, para alguns, sugere que o ataque à maratona de Boston seria o primeiro de muitos. No entanto, resta saber como eles conseguiram as armas, já que Tamerlan não tinha porte e Dzhokhar era muito novo para comprar armamento.

Como e onde eles fabricaram as bombas? Como eles obtiveram os explosivos?
As bombas utilizadas no atentado em Boston eram panelas de pressão cheias de explosivos e pregos feitas de maneira caseira, mas com um dispositivo eletrônico que permitia que fossem detonadas a distância. Dzhokhar teria dito que ele e o irmão aprenderam a fabricar as bombas com a ajuda de uma revista online da Al Qaeda, publicada em inglês. No entanto, ainda não se sabe onde as bombas foram feitas e onde os dois conseguiram explosivos. Os policiais também afirmam que a dupla, provavelmente, deve ter testado um protótipo antes do ataque.

O policial foi morto pelos irmãos? Por qual motivo?
O policial Sean Collier foi assassinado dentro do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Segundo relatos, na noite de quinta-feira, um dos irmãos teria se aproximado do carro do policial e atirado a queima roupa. Ninguém sabe o motivo. Algumas horas depois, os irmãos roubaram um carro na região. A polícia, inclusive, trabalha com a hipótese de Collier ter sido morto por outra pessoa e por uma razão que não tenha ligação com o atentado.

Como Tamerlan Tsarnaev morreu?
Ainda na noite de quinta-feira, os irmãos se envolveram em um tiroteio com a polícia, em Watertown. Dzhokhar teria conseguido escapar e, na fuga, teria atropelado Tamerlan que morreu devido aos ferimentos, segundo um relato preliminar da polícia. No entanto, o rapaz morto também foi baleado durante a troca de tiros.

Como Dzhokhar Tsarnaev foi capturado? Por que ele está tão ferido?
Moradores de Watertown teriam avisado a polícia que um jovem sangrando muito estaria escondido em um barco, nos fundos de uma casa. Um helicóptero equipado com uma câmera que percebe diferença de temperaturas encontrou o rapaz que seria Dzhokhar. Ainda não se sabe ao certo como Dzhokhar saiu do barco. Uma versão dada pela polícia, diz que o jovem teria tentado suicídio ao perceber que seria pego. No entanto, um vídeo mostra que ele teria saído sem ferimentos do barco. Uma foto que teria sido tirada minutos depois já mostra Dzhokhar bastante ferido e sangrando.

Por que os irmãos não fugiram após o ataque?
Após o atentado, Dzhokhar voltou ao campus da Universidade de Massachussetts em Dartmouth como se nada tivesse acontecido. Tamerlan também foi até sua casa em Cambridge. Policiais dizem que a intenção dos irmãos era a de não chamar a atenção de ninguém após os ataques.

Por que o FBI não monitorou Tamerlan? O que ele foi fazer na Rússia?
Em 2011, o governo russo pediu ao adido do FBI na embaixada americana em Moscou que fornecesse informações sobre Tamerlan que, segundo a Rússia, teria se transformado em um radical islâmico. O FBI entrevistou o rapaz e sua família e checou algumas atividades dele na internet e avisou os russos de que Tamerlan não estava envolvido em terrorismo. No ano passado, o jovem passou cinco meses no Daguestão, na Rússia. Ainda não se sabe exatamente o que ele fez por lá. O FBI desconhecia esta informação e afirmou que não tinha competência legal para monitorar o rapaz.

Captura nos EUA teve câmera especial e robô; reveja