Topo

Tabloide

Europeus criam campeonatos de saltos de coelhos; hobby é alvo de críticas

Coelho treina para competição de saltos: organizadora do evento diz que animais "gostam" - Sascha Fromm / Thüringer Allgemeine
Coelho treina para competição de saltos: organizadora do evento diz que animais "gostam" Imagem: Sascha Fromm / Thüringer Allgemeine

Charles Hawley<br>Der Spiegel

23/04/2011 00h57

Como a maioria das pessoas sabe, os coelhos gostam de saltar. Mas acontece que eles também gostam de fazer isso de forma competitiva. O Kaninhop, um hobby da Escandinávia, consiste de um circuito de obstáculos e outras barreiras que os coelhos de estimação precisam saltar em competições realizadas em vários países da Europa. Mas existe um motivo pelo qual eles são mantidos sempre amarrados a uma coleira.

O Coelho da Páscoa tem uma vida fácil. Tudo o que ele precisa fazer é carregar um punhado de ovos e escondê-los na manhã da Páscoa. E, durante o resto do ano? Férias.

Já Snoopy precisa trabalhar duro para conseguir as suas cenouras. Este coelho preto e branco da cidade alemã de Jena é o astro do clube local de Kaninhop – e ele ganha a vida saltando sobre todos os tipos de obstáculos e barreiras. Algumas vezes por ano, ele compete com coelhos de toda a Alemanha. Com um pouco de sorte, ele poderá até mesmo se classificar para o campeonato europeu, que será realizado no outono deste ano na Suíça.

“Snoopy consegue dar saltos de 60 centímetros de altura”, diz uma orgulhosa laudia Fehlen, 23 anos, a fundadora do clube de coelhos saltadores de Jena. “E ele tem se saído bem nos campeonatos. Snoopy já ficou certa vez em segundo lugar e em uma outra ocasião em terceiro”.

É claro que o fato de os coelhos gostarem de pular não se constitui em nenhum segredo. Entretanto, no Kaninhop os coelhos avançam através de pistas com vários pequenos obstáculos de alturas e comprimentos variados – não muito diferente das pistas de saltos para cavalos.

E esse é um hobby que desde o início dos anos oitenta vem se difundindo lentamente por todo o mundo, a partir do seu país da origem, a Suécia. Além de ter conquistado espaço em vários países da Europa, o passatempo também tornou-se popular nos Estados Unidos e no Canadá – e existem associações até mesmo no Japão.

“Os coelhos realmente gostam”

A competição é sem dúvida animada, embora não seja exatamente penosa. Quanto mais obstáculos o coelho salta, maior é a sua pontuação. Existe também um elemento temporal, embora as regras costumem variar de um país para outro.

“Contanto que você os treine, os coelhos realmente gostam de competir”, explica Fehlen, que tem vários coelhos que participam do Kaninhop. “É preciso ensiná-los a saltar sobre os obstáculos, mas em determinado momento eles aprendem”.

Além das pistas de obstáculos, existem também competições envolvendo habilidades específicas, como salto em altura e salto em distância. Os “recordes mundiais “ impressionam. Segundo um site sueco, o recorde mundial de salto em altura para coelhos é de 99,5 centímetros e o de salto em distância é de exatamente três metros.

Fehlen adotou o hobby três anos atrás, após ler sobre o Kaninhop na Internet. Ela treinou bastante com os seus coelhos no jardim da sua casa antes de fundar o seu clube em 2009. Atualmente, o clube possui 13 membros que se reúnem uma vez por semana na cidade universitária do leste da Alemanha para treinar.

Nada de reprodução descontrolada

Nem todo mundo fica fascinado pela ideia de criar pistas de obstáculos para coelhos de estimação. Um grupo privado alemão de defesa dos direitos do animais conhecido como Sweetrabbits tem criticado o fato de os coelhos que competem no Kaninhop usarem trelas. O grupo chegou até mesmo a alegar que os coelhos são, na verdade, puxados pelas coleiras por sobre os obstáculos. Outros grupos similares também já criticaram esse hobby.

Fehlen, porém, rejeita tais críticas. Afinal de contas, o treinamento é feito sem trelas e os coelhos não são obrigados a pular, ou mesmo a participar. “Se quiserem, eles podem apenas ficar sentados, olhando”, diz ela. “Nós não os obrigamos a fazer nada”.

Além disso, acrescenta Fehlen, existe um motivo muito prático para o uso das trelas. “Nós as usamos nas competições por uma questão de segurança”, diz ela. “Imagine só o que aconteceria se um coelho macho escapasse. Nós queremos evitar a reprodução descontrolada. E isso já aconteceu antes”.

Tabloide