Topo

Tabloide

Caçadores de assombrações de Minas Gerais procuram da Noiva de Furquim ao Lambizome Pezão

Rayder Bragon<BR>Especial para o UOL Tabloide<BR>Em Belo Horizonte

17/08/2011 07h00

Mande sua foto "assombrada"

Já tirou uma foto em que “apareceu” uma assombração? Envie a imagem para o Editor do UOL Tabloide analisar.

Mande o arquivo para vocemanda@uol.com.br até o dia 24/08, informando seu nome completo e cidade. Deixe também seu palpite: o que a assombração estava fazendo na sua foto? As melhores imagens serão reunidas em um álbum

Medo. Esse é com certeza o “estado de espírito” das almas penadas após a inauguração, no último dia 7 de agosto, em Passagem, distrito de Mariana (112 km de Belo Horizonte), da sede própria da Associação de Caçadores de Assombrações de Mariana (Acam). 

Os caçadores buscam entidades como a Noiva de Furquim, o Lambizome Pezão, o Cavaleiro da Quaresma e um ser denominado “Caboclo D’Água”. Esse ser, que segundo testemunhas seria um misto de galinha, lagartixa e macaco, há anos “aterroriza” os moradores de Barra Longa (166 km de Belo Horizonte).

Segundo a assessoria de imprensa da associação, fundada em 2008, no momento estão sendo investigadas 30 assombrações que “atuam” na região da cidade histórica de Mariana.

O próprio nome da sede da entidade, “Espaço Cultural Maria Sabão”, presta homenagem a outra famosa assombração que tira o sono principalmente de crianças levadas.

Com a inauguração da sede, as reuniões secretas passarão a ser feitas no local, além de o espaço servir para abrigar dados e materiais sobre os casos investigados.

Para receber a atenção dos caçadores, a assombração não pode ser um “fantasminha qualquer”, tem de ter “pedigree” e assustar bastante ou até atacar as pessoas ou animais. Eis alguns dos mandamentos da entidade para que a assombração seja declarada inimiga da ordem, de acordo com a assessoria:

Mandamentos da boa assombração

1 – “Avistamento"(da assombração) por mais de uma pessoa
2 –"Avistamento” (da assombração) em diferentes épocas
3 – Comprovação de perturbação social, pois não perseguimos as assombrações que não perturbam a ordem social
4 – Comprovação de fato real vinculado a assombração: Boletim de Ocorrência Policial, atestado de atendimento médico, prova de ataque a humanos ou animais, como ferimentos e cadáveres
5 – Descrição da assombração ou monstro para fazer um retrato falado

A associação confere ao “Caboclo D’água” tamanha importância, que uma recompensa de R$ 10.000 foi estabelecida para quem conseguir filmar ou fotografar o bicho.

“Mas não vale uma pessoa se fantasiar de 'Caboclo D’Água'”, tirar o retrato e enviar a foto para a gente”, disse Vicente Evangelista, vice-presidente da associação, atento para possíveis fraudes.

A associação encetou verdadeira caçada ao ser sobrenatural, com direito a “sumiço” do presidente da associação durante a empreitada, no último fim de semana de julho, na zona rural de Barra Longa.

Apesar do esforço de todos para por as mãos no misto de galinha, lagartixa e macaco, somente uma mandioca gigante foi encontrada, mas ela continha sinais de uma “dentada” do bicho, informou a assessoria de imprensa da Acam.

Com relação ao sumiço do dirigente, o assessor de imprensa informou que o presidente Milton Brigolini teria sido “atacado” pelo "Caboclo D’Água". Após ser “atendido” em um hospital, ele está se recuperando na fazenda do pai, em Mariana, “mas pretende dar o troco”, de acordo com a assessoria.

A caçada teria sido frustrada porque o bicho “ouviu pelo rádio” notícias sobre os preparativos da sua perseguição. Além do bicho, os casos que mais fazem os membros do clube se debruçar em estudos são:

1 – Maria Sabão
2 – Noiva de Furquim
3 – Cavaleiro da Quaresma
4 – Gigantes
5 – Emília
6 – Capitão Jacks
7 – Mãe do Ouro
8 – Mulher de Branco
9 – Homem Toco
10 – Lambizome Pezão

A quem estiver interessado em ingressar na associação, aí vão instruções com o perfil desejado do “caçador”, segundo a assessoria.

“Para ser membro é necessário: ter curiosidade, não ter medo, ter criatividade e ler o juramento perante outros membros prometendo caçar e combater assombrações. Antes de ingressar em algum grupo de estudo, o novo integrante tem que ficar um ano participando de todos os grupos como observador e desenvolvendo suas habilidades. Só se torna líder de um grupo de estudo quem consegue aprovar o ingresso de um novo caso de assombração ou monstro”, informou a assessoria.

Tabloide