Topo

Tabloide

Cara ou coroa define vencedor de eleição em vilarejo nos EUA

REUTERS/Carlo Allegri
Imagem: REUTERS/Carlo Allegri

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 14h41

Uma eleição em um vilarejo, no interior do Estado do Estado do Illinois (EUA) vai ser decidida no cara ou coroa. Isso porque, os dois candidatos ao cargo de "presidente do vilarejo" - uma espécie de prefeito com menos poderes - receberam o mesmo número de votos. 

Tanto Tammy O’Daniell-Howell quanto Bryan Riekena receberam 11 votos na eleição realizada na última terça-feira (4). Pelas regras do Estado de Illinois, o desempate acontece por meio de um cara ou coroa. Por isso, os dois candidatos se encontraram no dia 20 de abril para que a moedinha decida quem deve comandar o vilarejo.

Colp é uma cidadezinha muito pequena, com apenas 225 habitantes. O número de eleitores do local é maior. No total, 250 se registraram para votar. Mas, como o voto nos Estados Unidos não é obrigatório, apenas 29 pessoas compareceram às urnas na semana passada. Os dois candidatos lamentaram o baixo índice de comparecimento.

"Queria ver mais do que 11 ou 12 por cento de comparecimento", disse Riekena ao jornal "The Southern Illinoisan".

O’Daniell-Howell, que quer ser presidente para honrar o legado de seu pai que também já comandou o vilarejo, disse que em todo o Estado os eleitores simplesmente não quiseram votar. "Queria ver mais pessoas votando em todas as cidades", afirmou.


 

Tabloide