Liberianos ganham a vida como 'outdoors' humanos no meio do trânsito
As ruas de Monrovia, capital da Libéria, ganharam um novo tipo de profissional. Dezenas de rapazes ficam agora parados por horas, com seus corpos pintados dos pés à cabeça, anunciando todos os tipos de produto. São os "outdoors" ambulantes, nova estratégia das empresas de publicidade do país.
"Me sinto bem pintado porque é isso que me dá o pão de cada dia. Enquanto isso, alguns amigos meus estão nas ruas roubando dos outros", afirmou Emmanuel Howard, 25 anos, à agência de notícias AFP.
Pintar o corpo para chamar a atenção não é algo tão novo assim na Libéria. Nos anos 90, torcedores de futebol se cobriam de tinta com as cores da bandeira nacional para incentivar a seleção. Eles ficavam parados como estátuas ou andavam como robôs e eram considerados mascotes da equipe.
Inspirado nesses torcedores que empresas de publicidade criaram os "outdoors" ambulantes. Emmanuel Ben, de 26 anos, é um dos empresários que aposta nesta ideia.
"DHL e a Total estão entre os meus clientes", afirmou, se referindo às gigantes alemã de logística e francesa de petróleo. Mas o foco dos profissionais que passam horas imóveis nas ruas do país são as empresas pequenas.
Desde 2013, quando montou o negócio, Ben já contratou 35 funcionários. Ele cobra US$ 10 por hora das empresas e paga a mesma quantia por jornada a quem estiver trabalhando como "outdoor" humano.
A maior parte dos empregados é jovem, com menos de 30 anos e com pouco estudo. Muitas vezes, esse tipo de trabalho é a única opção para eles.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.