Topo

Clique Ciência: por que a água fica com gosto estranho de manhã?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Tatiana Pronin

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 06h00

Quem nunca deixou um copo de água sem tampa ao lado da cama e, ao beber, de manhã, sentiu um gosto estranho?

O "fenômeno" é realmente comum, mas não é tão simples encontrar alguém que o explique. Alguns químicos procurados pela reportagem não conseguiram.

"Não é uma questão que muitos de nós costumamos receber, ou mesmo sobre a qual já refletimos antes", justificou ao UOL a professora Susan Richardson, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Ela própria teve de consultar alguns colegas que trabalham com fornecimento de água para responder à solicitação de uma revista norte-americana recentemente. E olha que Richardson faz pesquisas com água potável há 26 anos.

Mande sua pergunta: Clique Ciência - Arte/UOL - Arte/UOL
Tem uma curiosidade científica? Mande sua pergunta para o UOL com a #CliqueCiência
Imagem: Arte/UOL

Um dos culpados pela alteração do sabor, segundo a professora, é o cloro, que é muito volátil e se dissipa no ar rapidamente. Uma quantidade discreta de dióxido de carbono também pode acabar se dissipando na água que está exposta, formando ácido carbônico. A consequência? Uma leve acidez que deixa o gosto diferente.

"É muito difícil ter uma amostra de água pura por muito tempo", comenta a professora, lembrando que outros gases, como acetona e aldeídos, também podem invadir o copo. Vale dizer que, em experimentos, os químicos precisam contar sempre com água pura para que os resultados não sejam alterados.

Soluções

Para não matar a sede e depois fazer careta, a recomendação é manter o copo tampado. Especialmente se você decidir deixar a água na geladeira antes de ir para o quarto - nesse caso, moléculas de outros alimentos podem se dissipar com a umidade e atacar o seu copo aberto.

Uma tampa ainda protege o líquido de eventuais micro-organismos que estejam no seu quarto, assim como de larvas de mosquito. Se você por acaso deixar para tomar a água só depois de alguns dias, não só sentirá um gosto ruim como também pode até ficar doente.

Mesmo que você mantenha o copo protegido, ainda existe outro fator capaz de diminuir seu prazer ao tomar a água pela manhã, conforme explica a professora: a temperatura.

É que a água fria geralmente detém mais os gases dissolvidos. Fora que, quanto mais gelada uma bebida, maior o amortecimento das papilas gustativas e, como consequência, mais suave o sabor. Para a sua água de cabeceira manter-se fresca pela manhã, a solução pode ser usar um copo ou garrafa térmicos.

Garrafa

Quer dizer que a água, por si só, não estraga com tempo caso esteja protegida?

Mas então por que as garrafas que você compra no supermercado têm prazo de validade e regras de armazenamento?

Nesse caso, o culpado é o plástico, que possui uma certa permeabilidade que pode resultar em contaminação. O material também pode liberar alguns elementos quando aquecido.

Por último, se você costuma reutilizar sua garrafinha de plástico em casa ou no trabalho, lembre-se de higienizá-las com frequência. O simples contato constante da garrafa e da tampa com as suas mãos pode ser suficiente para contaminá-la.

Um estudo publicado no Canadian Journal of Public Health, com 76 amostras de água de garrafinhas usadas em uma escola, detectou uma quantidade de coliformes fecais acima do aceitável em 64% delas. Essas bactérias podem causar intoxicações alimentares ou diarreia, por exemplo.