Topo

Tabloide

RS é o Estado campeão em títulos de Miss Mundo Brasil

Julia Gama, a Miss Rio Grande do Sul, venceu a edição 2014 do Miss Mundo Brasil - Bárbara Paludeti/UOL
Julia Gama, a Miss Rio Grande do Sul, venceu a edição 2014 do Miss Mundo Brasil Imagem: Bárbara Paludeti/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/08/2014 21h33

O Estado do Rio Grande do Sul concentra o maior número de vencedoras no concurso Miss Mundo Brasil. Com a eleição de Julia Gama na 55ª edição, realizada entre os dias 3 e 9 de agosto em Florianópolis (SC), nove gaúchas já conquistaram a coroa, a primeira delas em 1969. Em 2013, foi a vez de Sancler Frantz, representante da Ilha dos Lobos (RS), que passou o cetro para a Miss Rio Grande do Sul neste ano.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo Rio de Janeiro, com a eleição de sete misses. São Paulo e Paraná dividem o terceiro lugar, cada um dos Estados viu seis beldades ganhar o título de mais bela do Brasil.

Há oito Estados que ainda não tiveram a beleza de suas representantes reconhecidas: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Tocantins --mas não por falta de candidatas.

O Sudeste e o Sul empatam em mulheres mais coroadas pelo Miss Mundo Brasil. Ao todo, foram 19 conquistas para cada região. Na sequência, estão o Nordeste (8), Centro-Oeste (6) e, por fim, o Norte (3).

Por que o domínio das gaúchas?

Conhecido por ser um celeiro de mulheres lindas e, consequentemente, misses, o Rio Grande do Sul tem as chances de levar a coroa para a casa ampliada. Isso porque, diferente da maioria dos Estados --que conta com apenas uma representante--, as gaúchas ganham ao menos cinco vagas. Uma delas para representar o Estado e as demais para representar as ilhas do Guaíba, dos Lobos, dos Marinheiros e da Pintada.

Na edição 2014, entre as 40 candidatas, sete eram naturais do Estado sulista. Número que, segundo a organização do evento, é recorde.

Além de Julia Gama (Miss Mundo Rio Grande do Sul), Vitória Strada (Miss Mundo Ilha da Pintada), Marceli Viana (Miss Mundo Ilhas do Guaíba), Juliana Bohm (Miss Mundo Ilha dos Marinheiros) e Vitória Bisognin (Miss Mundo Ilha dos Lobos), o time das gaúchas ganham reforço com a participação de Carina Brendler (Miss Mundo Roraima) e Nathalia Deon Marcon (Miss Mundo Espírito Santo), que apesar de representarem outros Estados são naturais do Rio Grande do Sul.

Enquanto São Paulo, Amapá e Santa Catarina contam com quatro misses cada um, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás são representados por três beldades. O Pará é representado por duas misses, na tentativa de conquistar sua segunda coroa.

Tabloide