Topo

Tabloide

Comer para consolar de fato funciona, confirmam cientistas

Da Redação<br> Em São Paulo

26/09/2003 16h04

Folha Imagem
Isso é o que eu chamo de consolo

Sabe aquela vez em que tudo, mas tudo mesmo, estava dando errado, e você decidiu que, para se acalmar, ia comer um doce bem gostoso? Aí você ouviu da sua mulher, ou do seu marido, que isso não adiantava nada? Pois bem, você tinha razão.

Os alimentos "de consolo", como sorvetes e bolos de chocolate, literalmente reprimem a resposta do corpo ao estresse crônico, informaram cientistas em relatório publicado esta semana.

A descoberta, publicada na edição online do "Proceedings of the National Academy of Sciences", confirma que comer alimentos ricos em calorias parece acalmar os nervos. Como toda rosa tem seu espinho, mas comer demais pode conduzir à obesidade, depressão e a mais estresse.

"Se você estiver estressado demais, comer em excesso é provavelmente uma boa idéia, pelo menos em curto prazo", disse Norman Pecoraro, pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Califórnia. "Mas se você desenvolve um espesso pneu de gordura em torno do seu abdômen, precisa descobrir uma maneira de reduzir o seu estresse, ou estará facilitando o surgimento de todo tipo de problema de saúde crônico." Ou seja: sem exageros, moçada.

Fonte: UOL Inovação

Tabloide