Topo

Tabloide

Se a Barbie fosse baseada em uma pessoal real, ela seria assim...

Artista americano Nickolay Lamm usou medidas médias de uma americana de 20 anos para criar uma boneca Barbie mais realista - Divulgação/ Nickolay Lamm/ MyDeals.com
Artista americano Nickolay Lamm usou medidas médias de uma americana de 20 anos para criar uma boneca Barbie mais realista Imagem: Divulgação/ Nickolay Lamm/ MyDeals.com

Edilson Saçashima

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 06h00

Pernas longas, pescoção, cintura fina, cabelos esvoaçantes. Essa é a Barbie que todos conhecem, mas que nunca viram na rua. Se fosse uma mulher real, ela seria mais baixa, gordinha e com quadril largo. Pelo menos é assim que o artista americano Nickolay Lamm a concebeu ao produzir sua Barbie baseada em medidas do mundo real. Na versão dele, só restaram os cabelos esvoaçantes.

Lamm partiu dos dados divulgados pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças, a agência de saúde pública dos EUA. Ele tomou como base os dados médios de uma jovem americana de 19 anos que, segundo o centro, teria 1,63 m e 85,4 cm de cintura.

Nas contas de Lamm, a escala da Barbie é de 1/6 e, em uma proporção 1/1 para um ser humano, ela teria 1,75 m de altura e 45,72 cm de cintura.

"Quero mostrar às pessoas que uma Barbie normal pode parecer melhor que uma Barbie real. A média é bonita", disse Lamm em entrevista ao UOL por e-mail.

"Criei a Barbie normal porque acho que, se há uma pequena chance de a Barbie influenciar negativamente as meninas e se a Barbie normal parece boa, por que a [fabricante de brinquedos] Mattel não pode produzir uma 'Barbie normal'?", acrescentou.

O artista de Pittsburg, Pensilvânia, não mencionou se também teria algum projeto relacionado ao boneco Ken, namorado da Barbie.

Tabloide